Rentabilidade do aluguel em Fortaleza é a mais baixa do Brasil dentre as capitais; veja ranking

Retorno financeiro com investimentos em imóveis residenciais na capital cearense tem pior desempenho entre as pesquisadas

Investir em aluguel residencial em Fortaleza pode ser uma dor de cabeça para os aplicadores. A rentabilidade da locação de casas e apartamentos para moradia foi de 4,55% ao ano em outubro, empatada com Curitiba, a mais baixa dentre todas as capitais do País.

Os dados são do Índice FipeZap+, que mede o preço de locação residencial em 25 cidades do País, divulgados na segunda-feira (13). Fortaleza, que tem ainda o preço médio do aluguel para moradia mais barato do Brasil, acumula no ano a rentabilidade mais baixa dentre todas as 11 capitais pesquisadas, e no último mês, empatou com Curitiba.

Segundo o índice, rentabilidade pode ser calculada entre “a razão entre o preço médio de locação e o preço médio de venda dos imóveis é uma medida de rentabilidade (rental yield) para o investidor que opta em adquirir o imóvel com a finalidade de obter renda com aluguel”.

O FipeZap+ também a rentabilidade dos imóveis residenciais quanto ao número de dormitórios. Casas e apartamentos com apenas um quarto tiveram a maior rental yield de outubro, índice que reduz conforme aumenta a quantidade desses cômodos no local.

Recife é a capital com a maior rentabilidade dentre as pesquisadas, com 7,36% ao ano em outubro. De todas as 25 cidades consultadas pelo índice, Santos (SP) obteve a melhor relação entre preço de locação e de venda: 8,13% ao ano.

Confira o ranking de rentabilidade de aluguel residencial das capitais brasileiras em outubro: