O nível de produção industrial no Ceará apresentou evolução pelo terceiro mês consecutivo em 2021. Segundo dados, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado teve alta de 3,8% e superou o resultado da média nacional, que ficou estável, sem alteração de potencial.
Os resultados positivos vêm sendo registrados pelo IBGE para a produção industrial cearense desde abril, quando houve crescimento de 2,9%. Em maio, o Estado teve nova alta de 6,3%. A análise dos dados foi feita na passagem mês a mês.
Na comparação entre junho de 2021 e igual período do ano passado, a evolução do Ceará é ainda maior, de 31,1%.
Sobre a produção nacional, apesar de não apresentar diferença de nível entre junho de 2021 e maio de 2021, o IBGE indicou que houve uma alta de 12% entre junho deste ano e igual período do ano passado.
Produção regional
Contudo, o resultado relativo à produção industrial do Estado ficou abaixo da média do Nordeste, que teve alta de 6,4%.
O resultado foi puxado, principalmente, pela indústria da Bahia, que teve uma alta de 10,5% em junho de 2021. Já para Pernambuco, a pesquisa do IBGE indicou uma retração 2,8%.
Variação acumulada
Os bons resultados nos últimos meses, vem levando o Ceará a acumular bons números para os índices anual e dos últimos 12 meses.
Entre janeiro e junho de 2021, em comparação com igual período do ano passado, o Estado acumula um crescimento de 26,8%.
Já no acumulado dos últimos 12 meses ante os 12 meses anteriores, o IBGE indicou uma alta de 15,2% para o Ceará.