O presidente da Petrobras, Caio Paes de Andrade, comunicou ao conselho da estatal o pedido de renúncia, que deve ser formalizado nesta quarta-feira (4), segundo informações da Folha de São Paulo.
O Ministério de Minas e Energia informou, em nota publicada na terça-feira (3), que comunicou ao conselho da Petrobras o senador Jean Paul Prates (PT-RN) como indicado para exercer o cargo de presidente e membro do colegiado da empresa.
A indicação oficial será formalizada após os trâmites na Casa Civil da Presidência da República, acrescentou o Ministério. O nome do senador para o comando da estatal havia sido anunciado pelo presidente Lula no último dia 30 de dezembro.
Governo de São Paulo
Ainda em dezembro, a Petrobras informou que Paes de Andrade aceitou convite do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para compor a gestão estadual. No entanto, a companhia havia destacado que ele continuaria dando atenção à estatal.
A Petrobras não havia se manifestado, até a manhã desta quarta-feira, sobre a renúncia de Paes de Andrade.
Pessoas próximas à petroleira avaliam que o diretor-executivo de Exploração e Produção, Fernando Borges, poderia assumir como interino, segundo a Folha de São Paulo. Borges ocupou o cargo após a renúncia de José Mauro Coelho. Essa alternativa, no entanto, não foi decidida.