População ocupada do Ceará sobe no 1º tri

O mercado de trabalho no Ceará tem 34 mil pessoas empregadas a mais em 2017 do que em 2016. Os dados são do primeiro trimestre deste ano e apontam ainda que o Estado foi o único da região Nordeste a apresentar crescimento da população ocupada durante o período.

LEIA MAIS

Brasil gera 34,2 mil empregos; CE perde 2,9 mil

Meirelles: 'empresas levam tempo para voltar a contratar'

O maior acréscimo (22,5%) foi registrado na categoria transporte, armazenagem e correio, responsável pelo ingresso de 25 mil pessoas. O segmento também apresentou valorização de 5,9% em seus rendimentos médios no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Análise

Os números foram publicados pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão do Banco do Nordeste, no Diário Econômico. A análise foi feita baseada em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa completa pode ser acessada através do endereço www.Bnb.Gov.Br/diario-economico-2017.

Segundo o estudo, o desempenho cearense foi influenciado pelo crescimento das exportações provenientes da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).

Também houve crescimento em alojamento e alimentação (15,1%); serviço doméstico (5,6%); comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (5,2%); informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (4,1%); e administração pública, defesa, seguridade, educação, saúde humana e serviços sociais (1,9%).

A população ocupada no Nordeste foi estimada em 20,7 milhões de pessoas no primeiro trimestre de 2017.