Diante de um cenário em que os negócios passam por um momento de recuperação, políticas públicas voltadas para fortalecer o ambiente de negócios contribuem para acelerar o processo de retomada. De acordo com levantamento da última edição da pesquisa “O Impacto da pandemia do novo coronavírus nos Pequenos Negócios”, desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a recuperação econômica dos pequenos negócios no Brasil segue em redução de perdas desde maio.
Apesar do faturamento ainda estar 40% (valor referente ao mês de agosto) abaixo do período pré-pandemia, representa uma melhora em relação aos 70% de queda registrados em abril. Com as eleições municipais marcadas para o próximo dia 15 de novembro, a instituição desenvolveu o Guia do Candidato Empreendedor. No documento, são compiladas informações e estratégias para que os pleiteantes considerem ao desenvolverem novas políticas públicas.
“Os pequenos negócios têm um papel fundamental para os municípios brasileiros, pois eles respondem por mais de 90% das empresas formalizadas em qualquer uma de nossas cidades, e, consequentemente, dão uma forte contribuição para a economia local, por meio da geração de emprego e renda no próprio território e também na arrecadação de impostos, necessários para o financiamento de ações municipais nas mais diversas áreas”, explica Joaquim Cartaxo, diretor superintende do Sebrae-CE.
O superintendente também reforça o papel da instituição na parceria com gestores e legisladores em todos os âmbitos de poder. “A publicação traz orientações e sugestões de ações simples que podem ser implementadas nos municípios com foco na geração de emprego e renda, por meio da criação de um ambiente favorável aos empreendedores.”
Além da relevância para os gestores, o material também tem por objetivo servir como aporte para que os pequenos empresários saibam quais candidatos podem estar em maior acordo com as demandas atuais. “O Guia também cumpre a função de dialogar com a sociedade sobre esta importância dos pequenos negócios para a economia local, para que, a partir deste maior conhecimento, os eleitores possam buscar mais informações sobre as propostas dos seus candidatos voltadas para este segmento. Portanto, o Guia cumpre uma dupla função: dialogar com os candidatos e também com os eleitores”, defende Joaquim.
No portal, os interessados também podem ter acesso aos guias100 Ações do Sebrae para o Candidato e Retomada Econômica Municipal, todos disponíveis gratuitamente.
A seguir, algumas dicas disponíveis no Guia do Candidato Empreendedor.
- Desenvolver programa de desenvolvimento a partir das vocações e oportunidades do município e região;
- Estimular e facilitar a formalização de empreendimentos e de Microempreendedores Individuais;
- Estabelecer um diálogo permanente com o setor produtivo, promovendo reuniões, encontros temáticos, trocas de experiências, missões, visitas a casos de sucesso e a construção conjunta de agendas com as lideranças;
- Reduzir o tempo de abertura de empresas, adotando a premissa de boa-fé, a simplificação de processos e o licenciamento online, por meio da adesão à Redesim;
- Apoiar pequenos negócios locais na aproximação com grandes empresas, na participação de feiras e na prospecção de novos mercados;
- Fomentar cooperativas de produtores e prestadores de serviço e crédito junto aos empreendedores locais.