Políticas públicas e pequenas empresas: guia reúne dicas para processo de retomada

Desenvolvido para auxiliar na criação de políticas públicas que auxiliem o processo de retomada da economia, Guia do Candidato Empreendedor compila estratégias para que futuros gestores possam implementar nas cidades

Diante de um cenário em que os negócios passam por um momento de recuperação, políticas públicas voltadas para fortalecer o ambiente de negócios contribuem para acelerar o processo de retomada. De acordo com levantamento da última edição da pesquisa “O Impacto da pandemia do novo coronavírus nos Pequenos Negócios”, desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a recuperação econômica dos pequenos negócios no Brasil segue em redução de perdas desde maio.

Apesar do faturamento ainda estar 40% (valor referente ao mês de agosto) abaixo do período pré-pandemia, representa uma melhora em relação aos 70% de queda registrados em abril. Com as eleições municipais marcadas para o próximo dia 15 de novembro, a instituição desenvolveu o Guia do Candidato Empreendedor. No documento, são compiladas informações e estratégias para que os pleiteantes considerem ao desenvolverem novas políticas públicas.

“Os pequenos negócios têm um papel fundamental para os municípios brasileiros, pois eles respondem por mais de 90% das empresas formalizadas em qualquer uma de nossas cidades, e, consequentemente, dão uma forte contribuição para a economia local, por meio da geração de emprego e renda no próprio território e também na arrecadação de impostos, necessários para o financiamento de ações municipais nas mais diversas áreas”, explica Joaquim Cartaxo, diretor superintende do Sebrae-CE.

O superintendente também reforça o papel da instituição na parceria com gestores e legisladores em todos os âmbitos de poder. “A publicação traz orientações e sugestões de ações simples que podem ser implementadas nos municípios com foco na geração de emprego e renda, por meio da criação de um ambiente favorável aos empreendedores.”

Além da relevância para os gestores, o material também tem por objetivo servir como aporte para que os pequenos empresários saibam quais candidatos podem estar em maior acordo com as demandas atuais. “O Guia também cumpre a função de dialogar com a sociedade sobre esta importância dos pequenos negócios para a economia local, para que, a partir deste maior conhecimento, os eleitores possam buscar mais informações sobre as propostas dos seus candidatos voltadas para este segmento. Portanto, o Guia cumpre uma dupla função: dialogar com os candidatos e também com os eleitores”, defende Joaquim.

No portal, os interessados também podem ter acesso aos guias100 Ações do Sebrae para o Candidato Retomada Econômica Municipal, todos disponíveis gratuitamente.

A seguir, algumas dicas disponíveis no Guia do Candidato Empreendedor.

  • Desenvolver programa de desenvolvimento a partir das vocações e oportunidades do município e região;
  • Estimular e facilitar a formalização de empreendimentos e de Microempreendedores Individuais;
  • Estabelecer um diálogo permanente com o setor produtivo, promovendo reuniões, encontros temáticos, trocas de experiências, missões, visitas a casos de sucesso e a construção conjunta de agendas com as lideranças;
  • Reduzir o tempo de abertura de empresas, adotando a premissa de boa-fé, a simplificação de processos e o licenciamento online, por meio da adesão à Redesim;
  • Apoiar pequenos negócios locais na aproximação com grandes empresas, na participação de feiras e na prospecção de novos mercados;
  • Fomentar cooperativas de produtores e prestadores de serviço e crédito junto aos empreendedores locais.