Operadoras de cartão de crédito são campeãs de reclamação

De acordo com ranking divulgado pelo Procon Fortaleza, empresas telefonia fixa e móvel, bancos e de TV por assinatura também lideram as reclamações

As operadoras de cartão de crédito foram as que mais receberam reclamações de consumidores no ano passado, conforme levantamento divulgado pelo Procon Fortaleza. Foram 1433 reclamações cadastradas, o equivalente a 14,84% do número total de atendimentos. 

Além das operadoras, também aparecem na lista empresas de telefonia fixa (11,43%), telefonia celular (8,29%), TV por assinatura (6,2%) e banco comercial (6,05%). Completam o ranking empresas de telefone/celular (5,45%), energia elétrica (4,4%), notebook/informática (4,03%), financeira (2,89%) e eletrônicos (2,75%)

Acesse aqui o ranking completo.

O órgão ressalta que nem todo atendimento resulta em reclamação fundamentada, que é a abertura de processo administrativo contra as empresas. Muitas vezes, o problema é resolvido antes mesmo de tornar-se um processo, possibilitando maior agilidade e menos transtorno para as partes.

Atendimentos
 
Em 2015, foram registrados 17.162 atendimentos, um aumento de 15% em relação a 2014, quando foram contabilizados 14.579 reclamações. Do total, pelo menos 4.020 resultaram em reclamação fundamentada, que é o quantitativo utilizado pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) do Ministério da Justiça para a elaboração do ranking. 
 
Das 4.020 reclamações fundamentadas, 2.323 foram resolvidas em audiência de conciliação, o que confere um percentual de 58% de resolutividade. No restante (1.697), não ocorreu acordo entre as partes.