Número de consumidores endividados cai em Fortaleza

O resultado veio 1,1 pontos percentuais abaixo do indicador do último mês de novembro

Mesmo estando em um período em que tradicionalmente os fortalezenses consomem mais, devido às datas comemorativas no fim de ano, o número de pessoas endividadas diminuiu. Em dezembro, foi registrado que 70,6% dos consumidores da capital cearense possuíam algum tipo de dívida, de acordo com Pesquisa sobre Endividamento do Consumidor de Fortaleza, divulgada pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE). 

O resultado veio 1,1 pontos percentuais abaixo do indicador do último mês de novembro (71,7%), melhorando a taxa geral de endividamento, o que pode ajudar no consumo do final do ano.

A pesquisa também ressalta melhoria nos indicadores de contas em atraso (22,6%), mas o elevado nível de comprometimento da renda com o pagamento de dívidas (35,4%) ainda é motivo de preocupação. A grande maioria dos consumidores (63,9%) declara que o desequilíbrio no orçamento doméstico está dificultando o cumprimento das obrigações, mostrando que é necessário cuidado no uso de financiamento neste período.