O abono salarial do PIS/Pasep será liberado para mais de 4,4 milhões de trabalhadores na segunda-feira (15). Os valores variam entre R$ 110 e R$ 1.320, considerando o novo salário mínimo.
O PIS será pago a 3,9 milhões de trabalhadores da iniciativa privada nascidos em julho e agosto. O pagamento será na Caixa Econômica Federal.
Já o Pasep será liberado para 542,2 mil trabalhadores do setor público, que têm inscrição com dígito final 4 ou 5. O pagamento é realizado no Banco do Brasil.
O abono salarial começou a ser liberado em 15 de fevereiro e segue até 17 de julho. O pagamento do PIS considera o mês de nascimento do trabalhador. Já para o Pasep é considerado o dígito final do número de inscrição no programa.
VEJA CALENDÁRIO
Trabalhadores da iniciativa privada que recebem pela Caixa Econômica Federal:
Mês de nascimento Data do pagamento
Janeiro e fevereiro 15 de fevereiro
Março e abril 15 de março
Maio e junho 17 de abril
Julho e agosto 15 de maio
Setembro e outubro 15 de junho
Novembro e dezembro 17 de julho
Trabalhadores do setor público, que recebem pelo Banco do Brasil:
Final da inscrição Data do pagamento
0 15 de fevereiro
1 15 de março
2 e 3 17 de abril
4 e 5 15 de maio
6 e 7 15 de junho
8 e 9 17 de julho
ONDE RECEBER?
Trabalhadores com conta-corrente ou poupança na Caixa vão receber o valor automaticamente. Já os beneficiários sem conta no banco federal vão receber o valor pelo aplicativo Caixa Tem e podem optar por realizar transferências.
Quem não tiver a conta digital ou não conseguir abri-lá poderá sacar o benefício com o Cartão do Cidadão, ou Cartão Social, e senha em lotéricas, agências do Banco federal, terminais de autoatendimento ou correspondentes CAIXA Aqui.
Para trabalhadores ligados ao Pasep, o valor será creditado na conta-corrente e poupança do Banco do Brasil. Para os demais participantes, o beneficiário pode sacar no guichê de caixa em qualquer agência do BB.
QUEM TEM DIREITO AO ABONO?
Têm direito ao benefício 22,9 milhões de trabalhadores, sendo que 20,4 milhões da iniciativa privada poderão receber pelo PIS. Já o Pasep tem 2,5 milhões de beneficiários.
Trabalhadores que estão cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e receberam, de empregadores que contribuem para os programas, até dois salários-mínimos mensais, em média, no período trabalhado, têm direito ao benefício.
Também devem ter pelo menos 30 dias trabalhados em 2021 informados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).