A Latam Airlines deve anunciar hoje (23) os novos voos internacionais e domésticos de/para Fortaleza. Os primeiros voos devem ser iniciados ainda em 1º de julho com destino a Miami, sendo esta a 3ª frequência da empresa para a cidade da Flórida (EUA). Ainda em julho, no dia 5, a Latam passa a operar voos da Capital cearense para Orlando, duas vezes na semana, totalizando cinco voos internacionais.
Com a medida relativa a novos voos domésticos, a empresa completará um dos requisitos exigidos pela lei estadual de incentivo à implantação de hubs no Aeroporto de Fortaleza e, assim, ficará mais perto de poder aproveitar os benefícios fiscais. Em nota, a empresa informou apenas que qualquer lançamento comercial é comunicado oportunamente.
Em relação às novas operações domésticas, a empresa solicitou junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) frequências para Vitória, no Espírito Santo, a partir de julho. A expectativa é um aumento de 32 para 40 voos domésticos por dia em um ano e para 50 em dois anos, via Fortaleza.
Para usufruir dos benefícios da lei de incentivo à implantação de hubs no Aeroporto, a companhia aérea terá de operar, além de cinco voos internacionais semanais operados por aeronaves de corredor duplo (widebody), 50 voos domésticos diários (contando chegadas e partidas), conforme regulamentação disposta pelo decreto nº 32.447/17. Segundo a companhia, a Latam opera hoje 32 voos domésticos diários em Fortaleza.
Dessa forma, seria necessário o acréscimo de mais 18 voos domésticos diários a partir da Capital para que a empresa se enquadrasse nos parâmetros necessários para receber os incentivos. Porém, para se configurar como hub, é preciso que haja também uma coordenação entre os horários das conexões domésticas e dos voos internacionais para que um alimente o outro.
Há expectativa ainda de uma nova rota internacional pela Latam à Europa, uma vez que, ao aprovar a joint venture entre a companhia e o grupo IAG (Iberia e British Airways) no ano passado, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) determinou que o grupo deveria, entre outras coisas, criar duas novas rotas entre Brasil e Europa, sendo uma delas fora do eixo Rio-São Paulo, o que ainda não foi anunciado pela empresa.
Benefícios
No ano passado, o governo adaptou a legislação existente de incentivo à implantação de hub (criada no contexto da proposta de hub da Latam, em 2015, que não vingou ainda, pelo menos) ao projeto da Air France/KLM. Entre os dispositivos modificados estão o estabelecimento de um número mínimo de operações em um período de três horas e a inclusão da possibilidade de empresas internacionais também serem contempladas.
As empresas que se enquadrarem nos requisitos ficam isentas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre as operações e serviços internos de importação de bens, máquinas, equipamentos, peças e componentes aeronáuticos, entre outros; aquisição de querosene de aviação; importação de aeronaves, suas partes e peças; serviço de transporte aéreo doméstico de cargas; e aquisição e fornecimento de alimentação e provisões de bordo.
Paris e Lima
A Latam foi autorizada pela Anac a operar voos semanais para a França e para o Peru. Procurada pela reportagem, entretanto, a companhia informou na semana passada que essas operações não teriam relação com possíveis novos voos em Fortaleza e que não há previsão de fazer uso das frequências autorizadas.
A permissão foi publicada no último 13 de março no Diário Oficial da União (DOU), por meio das portarias nº 879 e nº 880 da Superintendência de Acompanhamento de Serviços Aéreos (SAS) da Anac. Na publicação, o órgão autoriza a companhia a operar três frequências semanais de serviços aéreos mistos (passageiros e carga) para a França e sete para o Peru, o que foi confirmado pela Latam.
Concorrência
Caso a companhia aérea venha a operar uma rota para França de Fortaleza, seria um confronto direto ao movimento da concorrente Gol e suas parceiras Air France/KLM, que estrearam a operação a Paris (França) e a Amsterdã (Holanda).
A preocupação de analistas do mercado aéreo é de que isso provocasse uma concorrência predatória no setor - quando uma empresa aposta que o concorrente terá menos fôlego para aguentar as perdas.
Já uma possível operação para o Peru a partir da Capital cearense com a companhia é vista com outros olhos, uma vez que o Aeroporto Internacional de Fortaleza ainda não possui uma ligação direta com o País.