Apesar do forte investimento realizado pela Gol, uma de suas principais concorrentes, a Latam segue liderando em participação de mercado nos voos de e para Fortaleza pelo principal aeroporto da Capital. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a companhia aérea detém 34,8% de market share no mercado local, com 832.440 passageiros embarcados e desembarcados pelo Aeroporto de Fortaleza nos primeiros cinco meses do ano.
O dado representa 123,7 mil clientes a mais que a Gol (708.703), segunda colocada no ranking elaborado e divulgado pela Anac. Com a pretensão de reforçar ainda mais sua participação de mercado em Fortaleza, a Latam anunciou, no fim de maio, a oferta de novos voos a partir do Aeroporto da Capital cearense. Hoje (4), o investimento da companhia aérea será celebrado com o Governo do Estado do Ceará, e "integra uma parceria de longo prazo que visa a fomentar o turismo local", diz o executivo estadual.
O encontro, que será realizado no Palácio da Abolição com a presença do governador do Estado, Camilo Santana, do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e do CEO da Latam, Jerome Cadier, comemora a adição de 28 ligações domésticas semanais para Fortaleza (além da terceira frequência para Miami, que começou no último dia 1º de julho). Amanhã (5), começa a operar a primeira das rotas domésticas entre as lançadas pela companhia aérea, com a retomada dos voos entre a Capital cearense e o Aeroporto do Galeão, situado no Rio de Janeiro.
Além da frequência para o Rio de Janeiro, estão entre as 28 ligações implementadas pela Latam mais seis frequências para Guarulhos (SP); cinco para Salvador (BA); quatro para Recife (PE); uma para Brasília (DF); uma para São Luís (MA); uma para Belém (PA); uma para Teresina (PI); uma para Manaus (AM) e uma para Belo Horizonte (MG), além de seis frequências para Vitória, no Espírito Santo. Todas as mencionadas acima começarão a operar a partir de 1º de agosto.
Gol
Forte na disputa pela liderança no mercado fortalezense com o hub em parceria com Air France/KLM recém inaugurado, a Gol, com 29,6% de participação de mercado, anunciou ainda em maio 170 voos extras partindo de Fortaleza para atender à demanda da alta temporada no mês de férias.
A ampliação das frequências fortalece a oferta para São Paulo (nos terminais de Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro, Belém, Brasília, Foz do Iguaçu e Manaus, além de Confins, Curitiba e Goiânia. A Gol também deve iniciar neste segundo semestre uma frequência para Rosário, uma para Córdoba e uma para Buenos Aires, todas localizadas na Argentina.
A partir de novembro deste ano, estão previstas quatro frequências semanais para Foz do Iguaçu, duas para Cuiabá, duas para Goiânia, quatro para Belo Horizonte e outras quatro para Campinas. Estes voos domésticos devem operar apenas durante uma temporada, de acordo com os slots (direito de pousar ou de decolar em um aeroporto) da Anac.
Empresas
Em seguida no ranking de participação de mercado em Fortaleza estão a Avianca, com 443.037 passageiros embarcados e desembarcados pelo Aeroporto de Fortaleza de janeiro a maio deste ano, detém 18,5% do mercado. Em seguida, aparece a Azul, com 322.281 passageiros e fatia de 13,4%.
As demais companhias responderam por 82.381 passageiros, 3,4% do total de 2.388.842 pessoas embarcadas e desembarcadas no período. De acordo com os dados da Anac, foram 3.506 pela Air France; 3.744 pela KLM; 8.619 pela Condor; 56.235 pela TAP; 4.657 pela Meridiana e 4.814 pela TACV.
Internacionais
As companhias internacionais com atuação no estado do Ceará iniciam, neste segundo semestre, pelo menos cinco frequências, inéditas ou como reforço para destinos já existentes. A KLM iniciou nessa segunda-feira (2) a sua terceira frequência para Amsterdã (Holanda). Já a Copa Airlines começa a operar duas frequências para a Cidade do Panamá (Panamá) a partir de 18 de julho. No dia 31 de outubro, Paris, na França, ganha mais uma frequência de e para Fortaleza, completando três pela companhia para o destino. A Condor, em novembro, deve começar a operar uma frequência para Munique, na Alemanha.