Juro do cartão de crédito rotativo atinge 475,2% ao ano

Taxa é 71,7 pontos percentuais maior do que a observada no mesmo mês do ano passado

Os juros do cartão de crédito rotativo alcançaram 475,2% ao ano em agosto. Essa é a maior taxa para a modalidade de crédito desde que o Banco Central começou a divulgá-la, em março de 2011. 
 
A taxa é 71,7 pontos percentuais maior do que a observada no mesmo mês do ano passado, e 3,75 pontos percentuais mais alta que em julho.
 
Esse tipo de operação somou R$ 38,1 bilhões no mês passado, 0,3% a mais que em julho e 18,2% de alta na comparação com o mesmo mês de 2015, o que mostra que um número crescente de consumidores estão migrando do crédito parcelado para o rotativo. 
 
"Esse aumento é uma má notícia, já que essa operação tem uma taxa de juros bastante elevada", alertou o chefe do Departamento Econômico do BC, Túlio Maciel. "É um tipo de crédito que deve ser usado com parcimônia, em períodos muito curtos de tempo".
 
No crédito rotativo, o consumidor pode optar por pagar o mínimo da fatura, estipulado pelo banco.
 
Operações à vista
 
As operações à vista no cartão de crédito totalizaram R$ 122,8 bilhões no mês passado, um aumento de 7,1% em comparação com agosto de 2015, segundo divulgou nesta quarta-feira (28) o Banco Central. Em relação a julho, o crescimento dessas operações foi de 3,3%.
 
Túlio Maciel ressaltou ainda que, apesar de esses empréstimos no cartão virem aumentando na comparação com 2015 ao longo do ano todo, em julho, por exemplo, a alta em 12 meses foi de 3,8%. isso significa que esse crescimento do uso do cartão está se intensificando.