Joon deixará de existir, diz jornal francês; companhia nega

Empresa opera rota Fortaleza-Paris desde maio. De acordo com o Le Figaro, o novo CEO do grupo Air France-KLM decidiu colocar um fim na companhia aérea pensada nos "millennials"

Faz pouco mais de seis meses que as aeronaves da Joon pousaram pela primeira vez no solo de Fortaleza, em maio, mas a marca já está com os dias contados. De acordo com o jornal Francês Le Figaro, o novo CEO da Air France, Ben Smith, não está convencido sobre o conceito "híbrido" (nem low-cost, nem clássico) da companhia e pretende encerrá-la.

Como a decisão ainda depende de aprovação do Conselho de Administração da Air France, ainda não há alteração nos cronogramas de voos. Porém, mesmo que se confirme o fim da subsidiária da companhia, a tendência é que os voos de Fortaleza sejam continuados com a própria Air France, uma vez que eles têm tido alta taxa de ocupação (92,8% no acumulado de maio a outubro, segundo a Anac) e fazem parte de um grande investimento realizado no Estado.

Procurada pela reportagem, a o grupo Air France-KLM nega a informação de que decidiu suspender as operações da Joon. "Nenhuma decisão foi tomada. Os voos da Joon, todos operados em nome da Air France, continuam funcionando normalmente e permanecem disponíveis para compra", informa em nota.

De acordo com a Reuters, que também tratou do assunto, a iniciativa deve ajudar o novo CEO a lidar com "o baixo desempenho crônico dos principais negócios da Air France". Smith teria deixado claro "que não entende o posicionamento ou a identidade de Joon, uma questão que ele levantou internamente várias vezes".

O CEO foi contratado em agosto após a renúncia de Jean-Marc Janaillac, que deixou o cargo após greves devastadoras da companhia.

Joon

Com um ambiente moderno e comissários com trajes despojados, a Joon nasceu focada nos clientes 'Millennials', aqueles nascidos entre as décadas de 80 e 2000. Ela carrega conceitos como eco-friendly, ao utilizar 60% de plástico reciclado nos uniformes dos comissários de bordo, e digital, com a disponibilização de aluguel de óculos de realidade virtual por uma taxa para assistir filmes em 2D, 3D ou realidade virtual.