Jericoacoara deverá ter em breve o anúncio de um novo empreendimento de luxo. Trata-se de um hotel com 120 quartos a ser administrado pela Accor. O anúncio oficial deve ser feito em julho e as operações estão previstas para dois anos após a assinatura.
Dona de 45 bandeiras de hotéis, a rede encerrou o ano de 2022 com resultados recordes, inclusive bem acima dos observados em 2019, antes da pandemia. Os projetos de expansão são consequência desse resultado.
O CDO da Accor Americas - Premium, Midscale & Economy Brands, Abel Castro, revelou ao Diário do Nordeste, durante a coletiva anual da rede, que o destino cearense deve ganhar um empreendimento da bandeira MGallery.
O projeto será administrado pela própria Accor, contrariando a tendência de predominância dos franqueados que a empresa vem traçando nos últimos anos.
Início das operações
O executivo revela que, após a assinatura, o hotel deverá entrar em operação em 24 meses, ou seja, em meados de julho de 2025.
Jeri é um destino que teve um crescimento impressionante nos últimos anos. A chegada do aeroporto fez toda a diferença com voos direto de São Paulo. Antes você tinha que voar até Fortaleza, pegar um carro até Jeri, depois uma 4x4. Hoje, você chega no aeroporto e em 10 minutos já está na praia. Isso vai ajudar muito"
O hotel deverá ficar de frente para a praia. Os valores de investimentos não foram revelados.
O MGallery de Jericoacoara será a terceira unidade da bandeira no Brasil. Apenas Rio de Janeiro (RJ) e Tibau do Sul (RN) são atualmente contemplados.
A bandeira MGallery é uma coleção de hotéis "que combinam a singularidade de cada hotel com um design inspirado na história e na cultura de cada destino". Ao todo, a marca já possui mais de 100 hotéis-boutique em cerca de 30 destinos pelo mundo.
Negociações em Fortaleza
Além de Jericoacoara, a Accor também tem na mira novas oportunidades em Fortaleza. Abel revela que há outras duas negociações em andamento na Capital, embora ainda iniciais.
O executivo ainda pontua que uma das estratégias do grupo para os próximos anos é o desenvolvimento de um empreendimento bandeira Novotel, também de luxo, em Fortaleza.
"A gente tem três belíssimos novos Novotel em Salvador, Recife e Maceió. Então agora, a gente precisa de um Novotel em Fortaleza. E essa é minha prioridade", dispara.
Esse projeto, no entanto, ainda não possui negociações em andamento, apesar do executivo pontuar que algumas conversas já ocorreram a respeito anteriormente. "Estamos buscando uma oportunidade forte para fazer um Novotel na cidade".
Desempenho
As perspectivas de novos investimentos no Ceará se baseia na alta aceitação dos hotéis do grupo já instalados no Estado. A empresa possui atualmente sete unidades em território cearense:
- Ibis Fortaleza
- Ibis Centro de Convenções
- Ibis Buget Fortaleza
- Ibis Porto do Pecém
- Ibis Style Maracanaú
- Ibis Juazeiro do Norte
- Mercure Meireles
Abel destaca que, no Nordeste, o Ceará é o segundo colocado em hotéis em operação, atrás somente da Bahia, tornando o Estado um mercado importante e estratégico para a empresa.
"Quando a gente vê o pipeline, a gente vê boas oportunidades em todos os segmentos. A gente pode continuar os hotéis econômicos, como a gente vem fazendo nos últimos anos. O Ibis Buget é um grande sucesso, já abriu o segundo mês de operação com 70% de ocupação. Então, a gente pode fazer outros Ibis Buget na região. O mesmo com o Ibis Style Maracanaú. Podemos fazer um Ibis Style em Fortaleza também", avalia.
Balanço 2022
Em 2022, a Accor registrou uma receita de € 4,22 bilhões, uma alta de 80% em relação a 2019. Já a Accor América do Sul encerrou as atividades com um volume de negócios de € 911 milhões, o dobro do volume do último ano antes da pandemia.
O RevPar (receita por quarto disponível) na região sul-americana também apresentou um crescimento de 26% ante 2019 e, graças à recuperação da diária média, a região foi a única do grupo a praticamente atingir o nível de ocupação de 2019. No quarto trimestre de 2022, o RevPar chegou a superar em 42% o mesmo período de 2019.
“Ficamos extremamente felizes com o excelente resultado obtido pelas nossas equipes, que trabalharam intensamente para garantir a melhor experiência aos nossos clientes e excelente retorno aos investidores”, comemora Thomas Dubaere, CEO Accor Americas - Premium, Midscale & Economy Brands.
Na América do Sul, a rede abriu 22 hotéis em 2022:
- Os primeiros da marca JO&JOE da região - no Rio de Janeiro e Medellín (Colômbia)
- By Mercure e ibis em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia
- Novotel Arica, ibis Styles Antofagasta e Novotel Puerto Mont, todos no Chile
- SLS Puerto Madero, na Argentina
- Pullman no Peru com dois hotéis: Pullman Lima San Isidro e Pulman Lima Miraflores
Também foram assinados 16 novos contratos no Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai, entre eles o primeiro da marca midscale Tribe, em Belo Horizonte.
No mundo o Grupo Accor inaugurou 299 hotéis em 2022, que correspondem a 43 mil quartos, representando um crescimento orgânico líquido da rede de 3,2%. No total, o ano foi encerrado com um portfólio de 802.269 quartos (5.445 hotéis) e um pipeline de 216.000 quartos (1.247 hotéis).
Com os novos investimentos, a empresa espera contratar mais de 9,5 mil colaboradores em 2023. As vagas serão publicadas no site ao longo do ano.
O setor de viagens, como um todo, experimentou em 2022 a volta do fluxo de turismo e dos grandes eventos. A retomada do turismo também fez um mix nos perfis de viagem, com o chamado “bleisure”, união de compromissos de negócios e lazer, além do fenômeno “anywhere office”, que potencializa a tendência.
Pensando nisso, a Accor possui a marca de coworking WOJO, que tem espaços em mais de 150 hotéis na região e agora é distribuída na plataforma OOND, startup que oferece soluções para o modelo de trabalho híbrido.