A Receita Federal paga nesta quarta-feira (31) as restituições referentes ao 4º lote do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2022. Neste lote, o órgão desembolsa R$ 6 bilhões, divididos para 4.462.564 pessoas.
Esse é a penúltima devolução prevista para este ano. A última deve acontecer no fim de setembro, com o pagamento do 5º lote.
O valor é depositado diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na Declaração de Imposto de Renda, diretamente ou por indicação de chave Pix.
Caso o indivíduo tenha entregado a declaração até 3 de maio e não seja contemplado nesta restituição, deverá verificar se entrou na malha fina.
COMO CONSULTAR SE SUA RESTITUIÇÃO FOI LIBERADA?
Para saber se sua declaração foi liberada, você deverá acessar o site da Receita ou aplicativo para smartphones e tablets.
QUAL O CALENDÁRIO DE RESTITUIÇÃO DO IR 2022?
As restituições do Imposto de Renda 2022 serão pagas pela Receita em cinco lotes. O primeiro foi pago em maio. Veja abaixo o calendário de restituições:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 29 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
COMO SERÁ A RESTITUIÇÃO?
A partir deste ano, a restituição também poderá ser paga por Pix, para o titular que tenha chave com seu número de CPF. A escolha deve ser feita no envio da declaração. Há ainda a opção de informar a agência e conta bancária para receber o valor, assim como nos anos anteriores.
COMO CONSULTAR O IR PELO E-CAC?
- Acesse o Portal e-CAC;
- Vá em "Entrar com gov.br";
- Na página seguinte, informe o CPF e vá em "Continuar";
- Depois, digite a senha e vá em "Entrar";
- Em "Serviços em destaque", vá em "Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)".
Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o Telegram do DN e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique: https://t.me/diario_do_nordeste