Aderir ao estilo forrozeiro vai além do hábito de ouvir as músicas e adotar alguns dos jargões entoados nos shows, e se expande para o estilo de vestuário. Camisetas, óculos e outros acessórios, assinados pelos próprios cantores, fortalecem esse mercado musical e abrem outras oportunidades de negócio para os artistas, além da música.
Uma das pioneiras nesse tipo de investimento é a cantora Samyra Show - que já foi integrante das bandas Forró Real e Forró dos Plays, e hoje segue em carreira solo. Há dois anos, ela decidiu vender, para o público que acompanha seu trabalho, t-shirts semelhantes às que costumava usar nos shows. "Todo mundo perguntava onde eu tinha comprado, onde eles poderiam comprar também, e como eu sempre fui ligada em moda, sempre acompanhei as tendências, montei uma fábrica e comecei a vender as peças pelo site", conta.
O que ela não esperava é que a empreitada desse retorno tão rápido em pouco tempo. "Muitas pessoas começaram a comprar, vinha gente de outros estados e começaram a pedir pra conhecer minha loja, mas eu não tinha um espaço físico, até que consegui um, no ano passado", lembra. Na Samystore - cujo nome é inspirado na própria cantora -, além das t-shirts com estampas e frases escolhidas por ela, são vendidos os óculos da marca própria e peças de outras grifes.
Marketing nas redes sociais
A divulgação da marca ocorre basicamente pelas redes sociais e nos shows da cantora. "Fico anunciando nos meus shows, falo da minha marca, 'Eu uso Samystore'", explica. Seja pelo estilo das peças da marca, ou mesmo pela difusão em grande escala, o fato é que a empreitada fashion de Samyra, hoje, atende um público bem maior do que aqueles que acompanham seu trabalho no forró. "Recebo ligações de pessoas querendo peças em Minas Gerais, São Paulo, gente que nem sabe que eu sou cantora de forró", diz ela, surpresa com a repercussão.
Apesar de não ter ainda a mesma rentabilidade da carreira na música, a Samystore traz um retorno financeiro satisfatório, garante Samyra. As t-shirts, que são o carro chefe, custam, cada uma, R$ 129 e, por mês, são vendidas em média 50 unidades. "Isso no varejo, porque ainda não tenho condições de vender no atacado", pondera a cantora, que tem planos de abrir outras lojas e criar até franquias.
Referência
Outra marca de camisetas que traz a assinatura e o estilo de uma cantora de forró é a T-Shirts SA, criada pela vocalista da banda Aviões do Forró, Solange Almeida. A grife foi criada no segundo semestre do ano passado e tem, como principal produto, as camisetas, que não levam apenas alguns jargões repetidos por Solange nos shows, mas trazem estampas unindo fotos da cantora a referências pop e clássicas. "Principalmente depois das mudanças pelas quais a Solange passou, o emagrecimento, boa parte do público passou a se inspirar muito nela em relação à moda, e ela pensou na possibilidade de compartilhar o que ela usa, com esses seguidores", explica Fernando Magnus, integrante da equipe de Solange e responsável pela comunicação da marca.
"Boa parte dos clientes são os fãs da banda, mas tem um público bem variado também, que vai além do Norte e Nordeste, onde o forró é mais forte", explica ele, contando que as vendas, atualmente, acontecem apenas online, com divulgação maior nas redes sociais de Sol. (JC)