A franquia é um modelo de negócio que pode gerar um bom retorno de faturamento aos empresários. Mas, para iniciar neste modelo, é preciso que a empresa considere determinados aspectos, como organização e controle financeiro.
observa que o seu negócio está com um bom faturamento anual, o próximo passo pode ser iniciar uma nova franquia da empresa.
"Para iniciar uma franquia, não é necessário apenas observar o bom faturamento da empresa, inclusive, não é um regra ter um alto faturamento. Acima de tudo, a empresa precisa ser organizada, precisa ter controle financeiro, gestão de processos, precisa saber compartilhar o 'como fazer', é necessário ter processos definidos do negócio a ser franquiado", comenta o consultor especialista em franquias, Heitor Viana.
Dessa forma, este negócio abrange diversos segmentos de mercado e têm como principal característica a padronização de processos e de produtos.
Veja abaixo um pouco mais sobre este modelo de negócio que está revolucionando as formas de vender produtos e serviços.
O que é franquia?
A franquia é uma estratégia que comercializa o direito de uso de uma marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição. Consiste em um arranjo comercial no qual a rede franqueadora concede ao franqueado uma parcela do seu negócio.
O modelo pode ser classificado ainda como uma espécie de clonagem de negócio, fazendo com que o serviço possa ser replicado em diferentes localidades.
Lei de Franquias
O segmento é regulamentado no país pela Lei de Franquias (nº 8.955/94). O Artigo 2º da legislação define o franchising como:
“O sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.”
Segmentos
O franchising brasileiro é dividido em onze segmentos:
- Alimentação;
- Saúde, Beleza e Bem Estar;
- Serviços e Outros Negócios;
- Moda;
- Hotelaria e Turismo;
- Serviços Educacionais;
- Casa e Construção;
- Serviços Automotivos;
- Comunicação, Informática e Eletrônicos;
- Entretenimento e Lazer;
- Limpeza e Conservação.
Como funciona o modelo de franquias?
O modelo de franquia funciona através de uma relação de interdependência entre a marca e o investidor. As unidades da rede são gerenciadas pelos franqueados. Sendo assim, representam a parte que investe e trabalha nas lojas.
Por conta do uso da imagem da marca do negócio, é comum a cobrança de royalties por parte da rede. A taxa é calculada de acordo com o faturamento bruto da unidade, sendo cobrada mensalmente.
Uma das características desse modelo de negócio é a limitação da autonomia das unidades, tendo em vista que devem obedecer a uma série de normas e padrões instituídos pela marca.
Vale lembrar que a rede franqueadora é responsável por fornecer suporte aos franqueados, desde as tarefas operacionais relacionadas à produção, até às questões relacionadas à gestão administrativa, contábil e financeira.
Esse suporte pode ocorrer por meio de manuais, treinamentos EAD ou presenciais. O objetivo é preparar o empreendedor para que ele conheça profundamente a marca, sua estrutura, seu modelo de negócio, para que tenha o know-how necessário para levar o negócio adiante.
Benefícios de ter uma franquia
Para o franqueado
- Não precisa ter experiência no setor escolhido;
- Começar um negócio já experimentado, possibilitando um início com menos riscos;
- Marketing cooperado com a rede;
- Suporte técnico, administrativo e de gestão da rede franqueadora;
- Indicação de fornecedores e equipamentos.
Para o franqueador
- O franqueador ganha com a expansão rápida aliada a menores investimentos;
- Descentraliza as gestões;
- Potencializa a eficiência da operação;
- Concentração na produção e no desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Formatos de franquias
- Lojas físicas;
- Quiosques;
- Food Trucks;
- Containers;
- Home-based (Franquia doméstica);
Principais taxas do franchising
Taxa de Franquia
A Taxa de Franquia é uma cobrança paga pelo franqueado logo após a assinatura do contrato de adesão. É um valor fixo e único, que corresponde à concessão para o uso da marca. Este encargo faz parte do investimento inicial para abertura da unidade.
Royalties
Os Royalties são o pagamento, em determinados períodos, realizado pelos franqueados às suas respectivas redes franqueadoras. São pagos regularmente em razão da contínua exploração da marca e do suporte recebido.
"Vale lembrar que os royalties podem ser pagos em cima do faturamento ou da compra ou, até mesmo, um valor fixo. Essa decisão fica com a rede da fraquiadora", explica o consultor especialista Heitor Viana.
Fundo de Propaganda/Fundo de Marketing
O Fundo de Propaganda corresponde a um valor arrecadado mensalmente dos franqueados para investir em ações institucionais que promovam a marca, seus produtos e conceitos de modo geral.