Eventos: site de cadastro para auxílio a trabalhadores tem instabilidade no último dia do prazo

Secult aponta elevado número de acessos na plataforma e recomenda que beneficiários tentem novamente. Não há previsão de prorrogação do prazo, segundo a pasta

No último dia do prazo para que profissionais do setor de eventos se cadastrem para receber o auxílio oferecido pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira (10), alguns trabalhadores têm encontrado dificuldades para acessar ao sistema.

A designer Aldiane Lima atua com a organização de eventos e decoração e já tem o cadastro no Mapa da Cultura, mas não consegue atualizar as informações. "O sistema é muito lento, demora bastante para que eu preencha as informações e quando vou finalizar dá erro", relata. 

De acordo com ela, as tentativas de cadastro acontecem desde o dia 1º de março, quando foi iniciado o prazo. "Quem não tem tanta afinidade com a internet, computador, pode ter dificuldades para fazer esse cadastro. Temos visto que para muitas pessoas o sistema tem caído". 

Em nota, a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) afirmou que "por conta de um número elevado de acessos simultâneos, o sistema poderá apresentar instabilidades". A pasta sugere que o solicitante "aguarde um pouco" para acessar novamente a plataforma.

A Secult informou ainda que, até o momento, mais de 17 mil cadastros foram realizados e não há previsão de prorrogação do prazo. 

Auxílio do setor 

O auxílio de R$1 mil foi anunciado em fevereiro, como uma forma de prestar apoio ao setor de eventos, que foi duramente prejudicado pela pandemia. A iniciativa deve beneficiar 10 mil profissionais

Além do benefício, outras medidas foram anunciadas, como isenção do IPVA 2021 para veículos registrados em nome de empresas de eventos e parcelamento das dívidas de ICMS com o Estado do Ceará em até 60 meses.