Energia, saúde e tecnologia na mira

Representantes da Prefeitura de Fortaleza apresentaram, ontem, no Paço Municipal, as operações disponíveis na Capital ao Cônsul do Reino Unido, Graham Tidey. Na ocasião, também foram apresentadas as linhas de crédito acessíveis da UK Export Finance (UKEF), a agência de crédito para exportação do Reino Unido. De acordo com o cônsul, as áreas de maior interesse são: saúde, energia renovável, construção e segmento de dados. "Estou no Ceará cada vez mais devido à importância do Estado. Temos uma linha de crédito de 2 bilhões de libras para investimentos que usem serviços ou produtos britânicos a juros baixíssimo, de cerca de 1,7% ao ano. A chegada da Angola Cables deve potencializar os investimentos", disse.

> Reino Unido negocia voo Fortaleza-Londres

O encontro faz parte das ações do Programa Fortaleza Competitiva, que engloba medidas de estímulo à criação de um cenário qualificado para novos negócios, viabilizando mecanismos para o surgimento e crescimento de empresas em áreas estratégicas do Município.

"Estamos muito animados com os novos voos, pois temos 12 cidades do Reino Unido ligadas a Fortaleza. Vocês também têm um enorme potencial para oferecer serviços públicos online, como fazemos em Londres. São potenciais que devem ser explorados numa cidade que pensou no futuro ao investir nas PPPs", declarou.

Entre as operações apresentadas, estão a roda-gigante que ficará no espigão da Rua João Cordeiro; a modernização dos terminais urbanos; Fortaleza conectada; a geração de energia distribuída para escolas e creches; ampliação e construção de unidades educacionais; locação e manutenção de equipamentos para o hospital Instituto Doutor José Frota II; e o BRT da BR 116.

Apresentação

"Viemos apresentar os arranjos públicos privados ao capital estrangeiro para ver as possibilidades de investimento. Operações urbanas transformam socialmente, urbanisticamente e ambientalmente áreas do município. Em contrapartida, a iniciativa privada ganha potencial construtivo e segurança jurídica", disse a secretária Águeda Muniz.

Já o coordenador de PPPs, Rodrigo Nogueira, afirmou que Fortaleza tem uma ampla gama de PPPs e concessões. "Como Fortaleza tem boa capacidade fiscal de endividamento, acredito que conseguiremos captar recursos", disse.