As companhias aéreas foram questionadas pela reportagem a respeito dos preços praticados antes e depois do início da cobrança das bagagens e afirmaram os passageiros compreenderam as novas regras. As empresas também destacaram a importância da compra antecipada dos bilhetes aéreos para a obtenção de preços mais atrativos.
Através da assessoria de imprensa, a Gol explicou que "não é possível comparar as tarifas tendo como base meses com demandas tão díspares", uma vez que é preciso "levar em consideração também nas simulações quanto tempo de antecedência foi utilizado para simular as reservas. Isso altera o valor das passagens, entre outros fatores. A precificação é dinâmica".
> Custo para viajar não caiu após cobrar malas
A Latam, por sua vez, informou em nota que "orienta o cliente a programar as suas viagens e a adquirir as suas passagens com antecedência para encontrar os preços mais atrativos. A companhia também realiza várias ações promocionais, ao longo do ano, em que oferece passagens aéreas em classes Econômica e Premium Business com descontos no valor da tarifa. A companhia reforça o seu compromisso de continuar aprimorando a segmentação da demanda, para oferecer a cada cliente o produto mais adequado, no melhor preço, de acordo com o sistema de precificação dinâmica".
Já a Azul, disse que "acredita que seus clientes entenderam as novas regras para despacho de bagagem pela companhia. A empresa, que aderiu a nova legislação em junho, acredita que a regra em vigor, regulamentada pela Anac, favoreceu os clientes que não despacham malas. Para eles, a tarifa ficou, no mínimo, R$ 40 mais barata. Vale ressaltar que o valor das passagens aéreas varia bastante de acordo com alguns fatores (como trecho, compra antecipada, combustível, disponibilidade de assentos, entre outros)".
Por fim, a Avianca informou, em nota, que "implementará todas as regras mandatórias previstas nas Condições Gerais de Transporte Aéreo, no prazo determinado. A companhia decidiu não cobrar por despacho de bagagens no início da vigência da nova resolução, em 14 de março, pois prefere estudar essa questão mais profundamente durante os próximos meses, a fim de criar produtos tarifários customizados para melhor atender às necessidades dos diferentes perfis de clientes. A empresa ressalta, desde já, que seu objetivo é oferecer serviços que sejam atrativos e, ao mesmo tempo, coerentes com seu histórico de qualidade".