Para chamar atenção da população ao peso da carga tributária no País, a Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) Jovem realiza no dia 27 de maio uma ação especial que promete até 70% de desconto nas vendas, o Dia Livre de Impostos.
A iniciativa, além de conscientizar a população sobre os tributos, deve aquecer o mercado que vem sofrendo com os impactos da pandemia.
“Fazemos a ação para que os consumidores tenham a experiência de comprarem sem o valor dos impostos. Com tributos menores, consumiríamos bem mais”, afirma Roberto Leite Júnior, presidente da CDL Jovem.
Além das vendas online por plataforma exclusiva da ação, os consumidores vão poder conferir os produtos livres de tributos nos Shoppings Eusébio, Iguatemi, North Shopping Fortaleza e Jóquei, além de algumas lojas de rua.
Os lojistas interessados em participar da iniciativa podem se inscrever pelo site até a próxima segunda-feira (17).
A data escolhida, de acordo com Junior, não é em vão. Um levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) aponta que, no Brasil, é necessário trabalhar cerca de 150 dias (cinco meses), só para pagar os tributos, os quais correspondem a mais de 40% do rendimento médio do trabalhador.
Expectativa de vendas
O presidente da CDL Jovem afirma que as expectativas para as vendas neste ano são positivas e devem superar as de 2020. No ano passado, a iniciativa aconteceu somente em formato online devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
“Nossa expectativa é que superemos o ano de 2020 e consigamos vender tão bem quanto em 2019. Sabemos que as pessoas estão precisando vender seus produtos e os consumidores também passam por limitações financeiras, é uma oportunidade de eles comprarem sem imposto e com descontos”.
A meta para este ano é de cerca de 200 lojas participantes. Os descontos de até 70% relativos aos impostos serão custeados pelos próprios lojistas na ação.
No entanto, não são todos os produtos das lojas que estarão com desconto, cada lojista vai selecionar pelo menos cinco itens que serão vendidos em valor equivalente ao que custaria sem a incidência dos tributos.
Além das vendas, a CDL Jovem vai realizar uma exposição nos shoppings participantes demonstrando os valores de impostos pagos em produtos que consumidores usam no dia a dia.
“A ideia é que as pessoas adquiram conhecimento, é uma ação de conscientização política”, pontua.