Data que vem se consolidando como uma das principais do comércio brasileiro, a Black Friday deve movimentar R$ 315 milhões este ano em Fortaleza. É o que aponta um estudo realizado com consumidores de 18 anos ou mais na Capital.
Conforme o levantamento, 48,1% dos consumidores estão dispostos a irem às compras nessa data. Entre os itens preferidos nas intenções de compra estão eletrodomésticos, roupas, calçados e eletrônicos.
Neste ano, a Black Friday coincide com o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo. Para o setor comerciário, a união dos dois eventos ajudará a potencializar os segmentos beneficiados, incrementando as vendas de bebidas, alimentação e material esportivo, além dos segmentos típicos da promoção.
A pesquisa aponta que 68,7% dos fortalezenses têm a intenção de realizar compras de valor superior a R$ 500, o que mostra a tendência de uma busca dos consumidores por bens semiduráveis.
Na forma de pagamento há o predomínio da intenção de uso do cartão de crédito (58,9% das respostas), seguido de pagamento à vista com dinheiro ou cartão de débito (44,4%) e Pix (12,4%).
Confira itens mais buscados para a Black Friday em Fortaleza
- Eletrodomésticos (geladeira, fogão, máquina de lavar, secadora): 35,4%
- Roupas: 28,5%
- Calçados: 25,5%
- Eletrônicos (TV, de som, câmera digital etc.): 20,9%
- Celular/Smartphone: 14,8%
- Artigos para casa (cama, mesa, banho, pratos, panelas, copos, etc): 12,3%
- Móveis: 9%
- Cosméticos e perfumes: 6,8%
- Acessórios (bolsas, cintos, óculos, bijouterias etc): 4,8%
- Brinquedos em geral: 3,6%
- Artigos de decoração: 3%
- Computador/Notebook/Tablet: 2,8%
- Acessórios de informática e itens para celular: 2,1%
- Tratamentos estéticos/salão de beleza: 2%
- Artigos para bebês/crianças (roupas, carrinhos, chupetas...): 1,9%
- Artigos esportivos: 1,9%
- Semijóias/bijuterias: 1,8%
- Passagens aéreas, ônibus, trem, navios: 1,7%
- Bebidas (vinhos, espumantes, whiskys etc): 1,4%
- Livros: 1,1%
- Jogos, videogames: 0,9%
- Pacotes turísticos: 0,7%
- Reserva em hotéis, pousadas: 0,7%
Os dados são da Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para Black Friday 2022, realizada pela Fecomércio.