Conta Bem: Aline Ferreira, da Aço Cearense, revela parceria com Vale para a produção de aço verde

O programa Conta Bem é exibido às quartas-feiras na TV Diário, sempre entrevistando empresários de sucesso e grandes nomes ligados à Economia no Ceará

No oitavo e último episódio da primeira temporada do Conta Bem, a vice-presidente comercial e financeira do Grupo Aço Cearense, Aline Ferreira revela em primeira mão o estudo de viabilidade técnica e financeira para a produção de aço verde em parceria com a Vale. 

A ideia, segundo a executiva, é ter uma planta de aço produzido com biomassa em Marabá, no Pará. “A Vale tinha um compromisso com o estado do Pará e entendeu que a gente seria um sócio estratégico para conseguir fazer essa planta acontecer”, afirmou.

Aline Ferreira disse que esse estudo está sendo finalizado e, “funcionando, as contas todas fechando, a gente vai conseguir produzir o tarugo [matéria prima para laminação] nessa planta, que é o principal insumo para a gente colocar dentro da nossa linha de produção da Sinobras e transformar ele nos aços longos”.  

A Siderúrgica Norte Brasil (Sinobras) é a maior indústria siderúrgica do Norte e Nordeste do País atualmente em operação, com sede em Marabá (PA), e faz parte do Grupo à Aço Cearense. 

O depoimento é um trecho do episódio do "Conta Bem" que vai ao ar nesta quarta-feira (2), às 21h, na TV Diário. A proposta do programa é entrevistar líderes empresariais do Nordeste. O programa terá reprise no domingo, às 22h40. 

Ações em favor da justiça social e do meio ambiente

No Conta Bem, Aline Ferreira também destacou as ações da instituição em favor da justiça social e do meio ambiente. "O mundo não tem mais como negligenciar o impacto ambiental, o impacto climático, o impacto social”, destaca.

Por isso, além dos projetos do Instituto Aço Cearense, Aline Ferreira ressalta o apoio a uma ação “disruptiva” em matéria de justiça social. Trata-se do projeto Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida), a ser desenvolvido na Favela do Inferninho, localizada no bairro Vila Velha e que conta com mais de 600 famílias.

É um projeto piloto junto com a Gerando Falcões e a gente realmente acredita no poder de um método que trabalha oito pétalas dentro da visão da favela, de uma comunidade"
Aline Ferreira
Vice-presidente comercial e financeira do Grupo Aço Cearense

Essas ações (ou pétalas), explica, incluem educação, saúde, moradia, primeira infância, trabalho e empreendedorismo. “Essa é uma das frentes de ESG mais completas que a gente enxerga quando fala do social”, comemora.  

Durante a conversa com os jornalistas Victor Ximenes e Egídio Serpa, Aline Ferreira também falou sobre as vantagens de atuar em uma empresa familiar, o que levou a companhia a entrar em processo de Recuperação Judicial e a forma organizada e exemplar de superar esse momento, além das vantagens de ser uma empresa situada no Ceará.