Como se deslocar em Fortaleza? Veja comparativo de opções e preços

Compilado realizado pelo Diário do Nordeste mostra variáveis que podem influenciar na escolha do passageiro

Com uma grande variedade de opções de transporte em Fortaleza, muitas vezes os passageiros escolhem a opção mais barata na hora de se deslocar e os preços, em alguns trechos, são discrepantes. Da Praça da Imprensa, no bairro Dionísio Torres, até a Praia da Barra do Ceará o valor em diferentes aplicativos de carro chega a quase 50%.  

O Diário do Nordeste realizou um compilado de preços nos aplicativos Uber (considerando as modalidades carro e moto), 99 Pop, Sinditáxi, Topbus+, além dos valores da tarifa de ônibus na capital cearense.  

A pesquisa foi realizada entre 19h às 19h30 para nove trechos diferentes, considerando como embarque a Praça da Imprensa no dia 6 de maio. No caso do Topbus+, a cobertura é limitada e alguns bairros não estão na área do aplicativo.  

Contudo, não é apenas o preço que deve ser considerado pelo passageiro na hora de escolher a opção, variáveis como tempo e oferta também podem pesar na escolha.  

Preço

Uma das variáveis a ser considerada é o valor do trecho, que pode variar bastante a depender do aplicativo e transporte utilizado.  

Além das apresentadas acima, há o metrô, que tem a tarifa mais barata (R$ 3,60), mas não tem cobertura ampla. A depender do deslocamento, pode ser a opção mais indicada.  

Comodidade 

Outra variável a ser considerada pelo passageiro é a comodidade. Para quem se deslocar de forma mais cômoda, pode escolher as opções de carro da Uber, 99 Pop ou ainda o táxi.  

Se para o passageiro compartilhar o transporte não for um incômodo, outra opção que pode ser vantajosa é o Topbus+, que conta com tomadas USB para recarregar celular e ainda Wi-Fi.  

Tempo  

Além disso, o tempo também pode ser decisivo na hora da escolha. Para quem quer fazer um percurso em menor tempo, a opção mais indicada pode ser o Uber moto, o ônibus ou táxi, já que alguns trafegam pela faixa exclusiva.  

Oferta 

Além dessas, é preciso ainda considerar a oferta dos aplicativos, tanto de motoristas quanto de cobertura. No caso da Uber, por exemplo, alguns usuários têm dificuldades para encontrar um motorista disponível.  

Já o Topbus+ tem uma cobertura limitada com, atualmente, somente 28 bairros: Centro, Moura Brasil, Damas, Benfica, Gentilândia, Parquelândia, Parque Araxá, Rodolfo Teófilo, Amadeu Furtado, Fátima, Dionísio Torres, Joaquim Távora, José Bonifácio, Aldeota, Meireles, Varjota, Papicu, Cidade 2000, Praia de Iracema e Mucuripe, Cocó, Patriolino Ribeiro, Farias Brito, Montese, Parreão, Vila União, Jardim América e Bom Futuro. 

Funcionamento  

Outro ponto que pode restringir a escolha do passageiro é o funcionamento do transporte. Na Uber, 99 Pop e na modalidade de táxi, há motoristas atuando durante todos os dias da semana e 24 horas por dia.  

Os ônibus também funcionam de domingo a domingo, porém com frotas reduzidas aos fins de semana. Algumas linhas ainda têm horário limitado e o funcionamento pode ser conferido no aplicativo Meu Ônibus ou pelo site da Prefeitura de Fortaleza.  

Já no caso do Topbus+ o funcionamento é de segunda a sábado, de 5h30 às 23h.