O ChatGPT, robô que gera textos a partir de uma gigante base de dados, divide opiniões sobre seus impactos na educação e no mercado de trabalho. Por outro lado, há expectativas de que a tecnologia torne pesquisas mercadológicas e processos de atendimento automatizado mais acessíveis para os pequenos negócios.
Para o articulador da Unidade de Ambientes de Inovação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE), Herbart Melo, o recurso pode ser um grande aliado dos empreendedores, contudo, é necessário cautela.
“Se eu contratar uma empresa para conhecer mais sobre determinado segmento, por exemplo, o custo será mais alto”, compara. Atualmente, o ChatGPT é gratuito, mas a alta demanda dificulta o acesso. A assinatura do produto, portanto, seria o ideal para o uso empresarial. No Brasil, o valor inicial é de R$ 104 por mês.
“Como qualquer outra plataforma, é necessário avaliar a necessidade da utilização e ter cuidado com a informação recebida”, completa, acrescentando se tratar de um importante ecossistema de inovação para complementar ferramentas já utilizadas diariamente.
Veja como o ChatGPT poderá trazer benefícios para os pequenos negócios, conforme o especialista:
- Pesquisa de mercado: consulte informações relacionadas a determinado setore para dimensionar os seu tamanho, lacunas e definição de público para estratégias de projetos e vendas. Todavia, é preciso cautela ao utilizar os dados repassados pelo robô. Os utilize como mais uma fonte de pesquisa;
- Criação de conteúdo para o cliente: elabore texto sobre conteúdos diversos a serem direcionados para o seu público. Depois, esse material pode ser enviado por meio de outras plataformas;
- Intercâmbio entre mercados: pesquise sobre os segmentos relacionados aos seus e os potenciais para parcerias. Por exemplo, ações entre uma sorveteira e um restaurante, com uma proposta de sobremesas especiais que harmonizem com os pratos servidos;
- Acompanhamento de tendências: questione ao robô quais são as tendências para o seu negócio. Por exemplo, no segmento de moda, pergunte quais as cores e silhuetas das próximas estações para comparar com o que você já tem acompanhado;
- Precificação: quanto vale o seu produto? Quanto o seu público-alvo está disposto a pagar? A precificação é uma etapa difícil, sobretudo, para os pequenos negócios. Portanto, as repostas para essas perguntas podem ser respondidas pelo robô, ajudando a coletar elementos para a tomada de decisão.
O que é o "ChatGPT"
A sigla é a sigla em inglês para GPT Generative Pretrained Transformer (Transformador Generativo Pré-treinado). Na prática, trata-se de uma ferramenta inteligência artificial utilizada para gerar conteúdos escritos. O usuário pergunta ao robô sobre determinado tema e ele responde com base em intensos treinos feitos com uma gigante base de dados.
Lançado pela empresa OpenAI, o ChatGPT busca, resume e traduz informações em segundos, além de dar conselhos, fazer planejamentos e facilitar tarefas cotidianas. Essa ferramenta tem inovado não apenas pela precisão das palavras, como pela inovação na criatividade.