As vendas do comércio varejista cearense cresceram 2,5% na passagem de maio para junho deste ano, divulgou nesta quarta-feira (11) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado do Ceará representa o melhor desempenho entre os estados brasileiros. Além do Ceará, outras oito Unidades da Federação apresentaram altas em junho em relação ao mês de maio. Os números consideram ajustes sazonais para o período.
Em junho deste ano ante igual período de 2020, as vendas do comércio varejista também apresentaram desempenho positivo, com crescimento de 3,4%.
Veja o ranking dos estados:
- Ceará: 2,5%
- Espírito Santo: 2,2%
- Pará: 1,9%
- Rio Grande do Norte: 1,4%
- Acre: 1,2%
- Maranhão: 0,6%
- Rondônia: 0,6%
- Sergipe: 0,3%
- Paraíba: 0,1%
Segmentos
Os maiores crescimentos - na comparação com junho do ano passado - foram observados nas vendas de livros, jornais, revistas e papelaria (166,6%) e tecidos, vestuário e calçados (76,4%).
Veja a lista completa:
- Combustíveis e lubrificantes: 23,2%
- Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: -11,7%
- Hipermercados e supermercados: -10,8%
- Tecidos, vestuário e calçados: 76,4%
- Móveis e eletrodomésticos: 1,2%
- Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos: 6,6%
- Livros, jornais, revistas e papelaria: 166,6%
- Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação: -2,3%
- Outros artigos de uso pessoal e doméstico: 8%
- Veículos, motocicletas, partes e peças: 41,4% (varejo ampliado)
- Material de construção: 16,7% (varejo ampliado)
Varejo ampliado
O crescimento de 2,5% na passagem de maio para junho não considera os materiais de construção e os veículos, motocicletas, partes e peças. No varejo ampliado, que leva em conta esses segmentos, as vendas de junho ficaram empatadas com maio (variação de 0,0%).
Na comparação entre junho deste ano e igual período do ano anterior, porém, as vendas do comércio varejista ampliado no Ceará cresceram 13,7%. Com o resultado, no semestre, houve crescimento de 18,3% na comparação com igual período do ano de 2020.
Nos últimos 12 meses na comparação com os 12 meses imediatamente anteriores, as vendas do comércio varejista ampliado cresceram 10,7%, de acordo com o IBGE.
Em linha com esse resultado, as vendas de materiais de construção pela Normatel apresentaram crescimento de 20% em junho deste ano na comparação com igual período do ano passado, de acordo com o diretor comercial, Antônio Mello Júnior.
Ele avalia que apesar de junho do ano passado ter apresentado um grande volume de vendas em decorrência da demanda reprimida após o primeiro lockdown, o "ciclo de reformas em restaurantes, escolas e pousadas, por exemplo", continua reverberando.
"Esse ciclo foi iniciado lá no ano passado e está se estendendo até este ano", explica Antônio Mello Júnior. Ele destaca, porém, que já é possível visualizar o início do arrefecimento desse ciclo.
Receita nominal
A receita nominal do comércio varejista cearense também cresceu. De acordo com o IBGE, houve expansão de 3,1% na passagem de maio para junho deste ano. Já na comparação com junho de 2020, a receita nominal foi 16,1% maior em junho deste ano.
Com o resultado, no semestre, a receita nominal do varejo cresceu 15,3% na comparação com o primeiro semestre do ano passado. Nos últimos 12 meses encerrados em junho, a alta é de 12%.
Assim como o volume de vendas, a receita nominal do varejo ampliado também ficou no zero a zero em junho na comparação com maio. Em junho ante igual período de 2020, a receita apresentou um avanço de 27,9%.