Pelo menos cinco aeronaves da companhia aérea Latam deixaram de pousar em Fortaleza por conta das fortes chuvas, no início da tarde desta terça-feira (24). Outros três aviões ficaram dando voltas em círculos no espaço aéreo até conseguirem descer.
O voo LA3726 deixou Belém (PA) para pousar em Fortaleza, no fim da manhã. No Flight Radar, plataforma de voos em tempo real, é possível ver que a aeronave fez vários círculos sobre o espaço aéreo na capital cearense. Em seguida, o voo tomou destino como pouso a cidade de Natal (RN).
O mesmo aconteceu com o voo LA3750, no início da tarde. A aeronave saiu de Natal (RN) com destino a Fortaleza, voou até costa do município de Beberibe e retornou ao aeroporto de origem.
Passageiros que saíram de Maceió também passaram pela mesma situação. O voo LA3748 saiu do estado com destino ao Ceará. Ao chegar próximo ao município de Redenção (CE), fez círculos no ar até tomar a decisão de pousar em Natal.
Outra aeronave afetada foi a do voo 3754. O avião deixou Vitória com destino a capital cearense. Ao chegar ao espaço de Morada Nova, o piloto fez círculos no espaço aéreo e tomou desvio para João Pessoa (PB).
Um voo do Rio de Janeiro foi afetado, identificado como voo LA3746. O piloto também seguiu com pouso no Aeroporto de João Pessoa, Castro Pinto.
O voo LA 3304, vindo de São Paulo, se movimentou em círculos no espaço aéreo de Caucaia até conseguir pousar no Aeroporto de Fortaleza.
A Latam confirmou, por meio de nota, que alguns voos com pousos e decolagens em Fortaleza foram alternados para os aeroportos de Natal e João Pessoa e até cancelados devido a questões meteorológicas na capital cearense desta terça-feira.
"A companhia esclarece que esse é um fato totalmente alheio ao seu controle e que está prestando toda a assistência necessária aos passageiros. Por fim, a Latam reitera que adota todas as medidas de segurança possíveis, técnicas e operacionais, para garantir uma viagem segura para todos", disse a empresa em comunicado.
Aeroporto de Fortaleza diz que mudança de rota é uma decisão exclusiva do piloto
Em contato com o Aeroporto de Fortaleza, o equipamento informou, às 13h27, que o local permanece operacional para pousos e decolagens.
"Eventuais movimentos de órbita ou alternância para outros aeroportos são decisões exclusivas dos pilotos, de acordo com seu treinamento e aeronave", informou a direção do Aeroporto de Fortaleza em nota