O Ceará está exportando churrasqueiras pré-moldadas para o México. Ainda em projeto de teste, a primeira remessa, com 60 unidades, foi despachada pela empresa Fortal, via navio, no fim do ano passado e o produto foi bem aceito. Outra reunião entre os empresários locais e os importadores mexicanos deve ocorrer neste mês de julho, com perspectiva de embarcar uma nova remessa dos produtos em 2017. "Os (primeiros) resultados foram interessantes e passamos a vislumbrar também o mercado dos Estados Unidos", declara o diretor-presidente da Fortal, Alexandre Pedron.
O empresário afirma que existe um projeto para exportação que futuramente irá representar 40% do faturamento da empresa. "Será necessária a abertura de uma linha de crédito com o Banco do Nordeste para exportação", considera Pedron. Ele ressalta que é fundamental entender as particularidades de cada País antes de entrar num novo mercado. "É necessário fazer um plano de negócios para exportar. Estamos nesta fase com o México", diz Pedron.
Em relação aos Estados Unidos, o processo está na fase de certificação dos produtos. A Fortal também cogita a possibilidade de negócios com a Áustria. "Exportar não é fácil, não é para amador. Se você não fizer o planejamento, é muito fácil dar errado", afirma.
Expansão e canais de vendas
A empresa está aguardando a liberação de um crédito junto ao Banco do Nordeste para fomentar a infraestrutura em relação à produção, maquinários e frota. "O empréstimo está bem encaminhado", diz Pedron. Com isso, a produção e o faturamento devem crescer, no mínimo, 50% nos próximos períodos.
Ainda neste ano, a Fortal lançará no mercado um novo produto, um carvão briquete que prejudica menos o meio ambiente, com matéria-prima alemã, que será comercializado nos pontos de vendas nos quais a marca está presente, especialmente home centers e lojas de construção. A indústria é fornecedora exclusiva para Leroy Merlin no Nordeste e deve acompanhar a expansão da empresa para Goiás e Brasília. Para 2017, planeja criar fósforos diferenciados, sal grosso e temperos especiais e, ainda, acessórios para churrasco.
Hoje, a empresa, instalada numa área de cinco mil metros quadrados no Eusébio, conta com 35 funcionários e produção de 1.200 unidades por mês, destinada especificamente para o Nordeste. Com a futura ampliação da frota própria, o Norte também será explorado. Os diferenciais do produto são a proteção interna armada de aço e ser todo refratário, além do know how da empresa, que garante a qualidade do produto.
História
Em 1997, a Fortal consolidou-se como a pioneira na fabricação de churrasqueiras pré-moldadas no Estado, por meio da implantação da unidade fabril no Eusébio. Mas desde 1932, a Família italiana Pedron iniciou suas atividades no Brasil, com a Olaria, fornecendo tijolos para São Paulo e região do grande ABC. Em meados dos anos 60, a empresa fez o protótipo de churrasqueira refratária, acrescentando o produto ao seu portfólio de pré-moldados.
A primeira fábrica de pré-moldados foi instalada pela família na cidade de Santo André, em São Paulo, na década de 80, sob a gestão do Sr. Pedro Pedron, quando surgiu também a ideia do projeto de expansão para o Norte e Nordeste, região, na época, que apresentava grande potencial de desenvolvimento econômico no País.