Ceará é 3º do NE em beneficiários de plano de saúde

Região Nordeste é a segunda maior em número de usuários e teve crescimento de 5,9% no ano passado

O Ceará é o terceiro do Nordeste em número de beneficiários de planos de saúde, com 1,2 milhões de adesões, segundo os dados do levantamento realizado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). A pesquisa, que levou em consideração os dados de 2013 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), revelou ainda que a Região Nordeste é a segunda do País nesse mesmo índice, com um total de 6,8 milhões de beneficiários, superando a Região Sul, que tem 6,7 milhões.

O volume de beneficiários do Nordeste representa 13,6% do total nacional, que foi de 50,3 milhões no ano passado. O Ceará é o nono Estado no ranking de participação, com 2,4% do total De acordo com o superintendente-executivo do IESS, Luiz Augusto Carneiro, a quantidade de beneficiários no Nordeste está crescendo, nos últimos trimestres, quase duas vezes mais rápido do que a média nacional.

"Esse número tem aumentado principalmente em virtude das contratações coletivas empresariais. E isso tem ocorrido pelo bom desempenho dos índices de emprego no país e, principalmente nas Capitais", acrescenta Carneiro. Apesar de possuir um alto número de beneficiários e ter apresentado o segundo maior crescimento em 2013 (5,9%), a região ainda possui um baixo porcentual de cobertura da população local (12,7%).

Para Carneiro, contudo, essa desvantagem revela que ainda há espaço e potencial para o crescimento do Nordeste no setor. "Outro fator importante é que nos últimos anos houve um grande desenvolvimento econômico da região, com portos e grandes empresas se fixando, o que gera emprego, e também as empresas também passam a oferecer o benefícios aos seus colaboradores" complementa.

Variações

Com uma taxa de cobertura de 14,2% da população local, o Ceará foi o oitavo Estado com maior crescimento em beneficiários, apresentando variação de 7,3%. O maior crescimento em 2013 foi do Maranhão, com 11,8%, enquanto Rondônia teve retração de 13,7%. A região com maior crescimento anual em beneficiários foi a Centro-Oeste, com índice de 7,3%, enquanto o Sul cresceu apenas 2,8%. O Sudeste concentra o maior número de beneficiários, com 31,9 milhões de usuários. A menor taxa de cobertura da população é na Região Norte, com 11,2%. O índice nacional de cobertura é 25,9%. Os planos coletivos, responsáveis pelo crescimento do setor, reuniram, em 2013, 39,7 milhões de beneficiários, enquanto os individuais atingiram 9,9 milhões de usuários.

Jéssica Colaço
Repórter

arte