Black Friday terá maiores descontos

No ano passado, a média de descontos oferecidos em lojas online do Brasil foi de 25%, conforme pesquisa

São Paulo O desconto médio da Black Friday deste ano deve superar o de 2013, que foi de 25%, em produtos de categorias pesquisadas pela Sieve Price Intelligence, empresa que atua na área de monitoramento de preços do e-commerce, para varejistas e fabricantes. "Além de haver um cenário econômico mais adverso, em que o consumidor está mais cauteloso no gasto, há um amadurecimento dos lojistas de forma geral no Black Friday", avalia Jefferson Costa, gerente da Sieve Price.

Para calcular o desconto médio de 25%, foram medidos os preços de produtos das categorias durante os três meses prévios à edição do Black Friday. Apuradas as médias, elas foram comparadas aos valores de venda no dia da promoção. De acordo com a pesquisa, os produtos de papelaria foram os que tiveram maiores descontos médios, de 31%, seguidos por brinquedos (30%) e moda e acessórios e casa e decoração (27%).

Mais procurados

A maioria dessas categorias, entretanto, não está entre as mais procuradas pelos consumidores na data. De acordo com a medição da consultoria E-bit, no ano passado, a categoria mais vendida foi telefonia (celulares), seguida por eletrodomésticos, moda e acessórios, informática e eletrônicos. Isso acontece porque, nesses produtos, que costumam custar mais caro, um índice de desconto menor pode representar uma queda maior de preço em valores totais.

Em 2013, a Black Friday movimentou R$ 770 milhões - foram 1,95 milhão de pedidos feitos via internet. O tíquete médio de cada compra ficou em R$ 396,00. Para 2014, a previsão é que a data gere receitas de R$ 1,2 bilhão.

Só são considerados para o cálculo da Sieve Price os produtos que são marcados como participantes da Black Friday pela Busca Descontos, cujo dono, Pedro Eugênio, é idealizador do evento. Os itens que variam de preço, mas não são marcados como participantes da data não são considerados.

A empresa também calculou os descontos máximos oferecidos na edição de 2013. Os mais expressivos foram em moda e acessórios (80%), eletrodomésticos (76%) e casa e decoração (75%). Segundo a empresa, o desconto máximo é registrado a partir de um único produto que foi vendido nesse patamar.

Nos primeiros anos do evento, que começou a acontecer no Brasil em 2010, eram comuns aparecer descontos de 'metade do dobro', com lojas elevando preços para depois baixá-los.