Bar de Respeito: Ambev lança mapa de bares amigáveis à comunidade LGBTQIAP+

Usuários podem avaliar bares e relatar experiência

A Ambev lançou um mapeamento de bares e estabelecimentos amigáveis à comunidade LGBTQIAP+. A iniciativa está disponível a partir desta semana em oito capitais, incluindo Fortaleza

O circuito 'Bar de Respeito' deve disseminar uma cultura de segurança para os momentos de lazer durante a Copa do Mundo 2022 e outras ocasiões, segundo a Ambev.

A empresa irá oferecer treinamento para bares e seus funcionários, orientando como agir em casos de discriminação e disponibilizando informações sobre o tema.

"Criamos essa ação para trazer um legado para a comunidade LGBTQIAP+. A ideia é que a Copa do Mundo seja um pontapé unindo todos os torcedores para celebrar este momento e assim criarmos um futuro em que todos tenham mais razões para brindar", afirmou Michele Salles, diretora de Diversidade, Equidade e Inclusão da Ambev.

A funcionalidade foi lançada em parceria com a tecnologia Nohs Somos. A Ambev tem iniciativas de apoio à comunidade LGBTQIAP+ desde 2016 e criou uma Política Global de Diversidade e Inclusão. 

Como avaliar um bar? 

Para avaliar os estabelecimentos, basta acessar a página do Bar de Respeito e buscar o estabelecimento de interesse. É possível dar uma nota de 0 a 5 e comentar sobre o bar.

O perfil de cada estabelecimento mostra quais avaliações o local já teve e como as pessoas que votaram se identificam (identidade de gênero e orientação sexual). 

Ao avaliar um estabelecimento, o usuário acumula pontos e ganha recompensas, como cupons e descontos. O usuário também podem usar a plataforma para pesquisar a rota de bares participantes. 

Os estabelecimentos bem avaliados receberão uma certificação do projeto.