A Azul Linhas Aéreas segue negociando com o Governo do Estado a operação de voos no novo aeroporto de Sobral.
Segundo o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, a ideia é que haja pelo menos duas frequências semanais no trecho Fortaleza-Sobral a partir de setembro.
A previsão inicial era que as operações iniciassem ainda neste mês de junho, mas o terminal ainda aguarda homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que autoriza o recebimento de voos comerciais.
Pinho ainda revelou que o número de frequências pode aumentar de acordo com a demanda e que o modelo de aeronave para o trecho ainda está sendo estudado.
Procurada, a Azul informou que "mantém negociação direta com o Estado para viabilizar o início das operações em Sobral", mas que, "no entanto, ainda não há previsão para que isso ocorra".
Questionada sobre o andamento do processo de homologação do terminal, a Anac informou, por meio de nota, que "o aeroporto público de Sobral, no Ceará, ainda não está aberto ao tráfego aéreo".
A agência esclarece que, no dia 28 de abril, "encaminhou ofício ao gestor do aeródromo informando sobre as pendências existentes e solicitando o envio da documentação pertinente para a continuidade do processo de inscrição cadastral".
Nesta quinta-feira (23), o operador aeroportuário protocolou novos documentos, que serão analisados pela área técnica responsável da Anac.
Novo aeroporto
Após investimento de R$ 70 milhões, o novo Aeroporto de Sobral foi inaugurado no dia 1º de abril deste ano e possui capacidade para receber aeronaves de até porte médio.
O terminal está instalado em uma área de 180 hectares e conta com uma pita de pouso e decolagem de 1,8 mil metros de extensão por 30 metros de largura.
Histórico de voos
O antigo aeroporto da cidade, que passa por processo de desativação, chegou a receber voos comerciais operados pela TwoFlex em parceria com a Gol.
No início de 2020, as companhias inauguraram três frequências semanais entre Fortaleza e Sobral e outras duas entre Fortaleza e Crateús e Fortaleza e São Benedito.
À época, também já eram operados os trechos Fortaleza-Jericoacoara, Fortaleza-Iguatu e Fortaleza-Juazeiro do Norte.
Em seguida, foram inaugurados os voos entre Fortaleza e Aracati e Fortaleza e Tauá, totalizando 48 frequências semanais na aviação regional.
As aeronaves utilizadas eram do tipo ATR e possuíam capacidade para até nove passageiros.
Com a compra da TwoFlex pela Azul Linhas Aéreas e a chegada da pandemia, no entanto, as operações foram suspensas.