Mais agências da Previdência Social atenderão agendamentos de determinados serviços a partir desta segunda-feira (9) em Fortaleza e Região Metropolitana. O atendimento presencial é uma exceção, pois a maioria dos serviços do INSS é realizada totalmente a distância.
Solicitação de benefícios, consultas a andamentos de processos, impressão de extratos e contagem de tempo de contribuição ainda podem ser verificados pelo aplicativo Meu INSS ou telefone 135.
Em todo o Ceará, as Agências da Previdência Social seguem fechadas, com atendimento apenas virtual, nos municípios de Canindé, Beberibe, Forquilha, Coreaú, Ipueiras e Santana do Acaraú.
Serviços com atendimento presencial agendado
Os serviços ampliados para atendimento presencial, com agendamento apenas pelo telefone 135, são do tipo Atendimento Especializado. Serão:
- Contestação de Nexo Técnico Epidemiológico;
- Solicitar retificação de Comunicação de Acidente de Trabalho;
- Consulta à consignação administrativa;
- Órgão mantenedor do benefício inválido;
- Atendimento a portadores de necessidades especiais;
- Ciência do Cidadão/ inscrição no CadÚnico;
- Parcelamento/ impugnação / Monitoramento Operacional de Benefícios;
- Impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos;
- Requerimento não concluído por falha operacional.
Como agendar o atendimento?
Para saber quais agências atendem presencialmente, agende pela Internet ou telefone 135, e escolha as unidades disponíveis.
Ao solicitar seu serviço, o beneficiário será atendido de forma presencial, em local, data e horário marcados, quando se tratar de:
- Perícia Médica;
- Cumprimento de exigência;
- Avaliação social de benefício assistencial ao deficiente;
- Reabilitação Profissional;
- Justificação administrativa;
- Justificação judicial;
- Prova de vida em casos excepcionais (não resolvidos pelo banco);
- Retirar Histórico de Atendimento de chat ou Central 135;
- Monitoramento Operacional de Benefícios.
Serviços disponíveis a distância
São atendidos presencialmente apenas os agendamentos dos tipos citados acima. O restante das demandas poderão ser resolvidas pelo aplicativo Meu Inss e pelo telefone 135, para evitar contágio do novo coronavírus.
Mais de 90 serviços do INSS estão disponíveis à distância, acesse gov.br/inss, ou utilize o Atendimento Virtual de perguntas no canto inferior do Meu INSS.