Agências do INSS ampliam agendamentos diários a partir de hoje (9)

Os serviços ampliados para atendimento presencial, com agendamento apenas pelo telefone 135, são do tipo Atendimento Especializado

Mais agências da Previdência Social atenderão agendamentos de determinados serviços a partir desta segunda-feira (9) em Fortaleza e Região Metropolitana. O atendimento presencial é uma exceção, pois a maioria dos serviços do INSS é realizada totalmente a distância.

Solicitação de benefícios, consultas a andamentos de processos, impressão de extratos e contagem de tempo de contribuição ainda podem ser verificados pelo aplicativo Meu INSS ou telefone 135.

Em todo o Ceará, as Agências da Previdência Social seguem fechadas, com atendimento apenas virtual, nos municípios de  Canindé, Beberibe, Forquilha, Coreaú, Ipueiras e Santana do Acaraú. 

Serviços com atendimento presencial agendado

Os serviços ampliados para atendimento presencial, com agendamento apenas pelo telefone 135, são do tipo Atendimento Especializado. Serão:

  • Contestação de Nexo Técnico Epidemiológico;
  • Solicitar retificação de Comunicação de Acidente de Trabalho;
  • Consulta à consignação administrativa;
  • Órgão mantenedor do benefício inválido;
  • Atendimento a portadores de necessidades especiais;
  • Ciência do Cidadão/ inscrição no CadÚnico;
  • Parcelamento/ impugnação / Monitoramento Operacional de Benefícios;
  • Impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos;
  • Requerimento não concluído por falha operacional. 

Como agendar o atendimento?

Para saber quais agências atendem presencialmente, agende pela Internet ou telefone 135, e escolha as unidades disponíveis.

Ao solicitar seu serviço, o beneficiário será atendido de forma presencial, em local, data e horário marcados, quando se tratar de:

  • Perícia Médica;
  • Cumprimento de exigência;
  • Avaliação social de benefício assistencial ao deficiente;
  • Reabilitação Profissional;
  • Justificação administrativa;
  • Justificação judicial;
  • Prova de vida em casos excepcionais (não resolvidos pelo banco);
  • Retirar Histórico de Atendimento de chat ou Central 135;
  • Monitoramento Operacional de Benefícios.

Serviços disponíveis a distância

São atendidos presencialmente apenas os agendamentos dos tipos citados acima. O restante das demandas poderão ser resolvidas pelo aplicativo Meu Inss e pelo telefone 135, para evitar contágio do novo coronavírus.

Mais de 90 serviços do INSS estão disponíveis à distância, acesse gov.br/inss, ou utilize o Atendimento Virtual de perguntas no canto inferior do Meu INSS.