Aeroporto: queda da movimentação de passageiros desacelera em agosto e vai a 74,7%

O número de passageiros ultrapassou 150 mil durante o mês de agosto; resultado é o melhor entre os terminais da Fraport na América do Sul

Com a retomada de parte dos voos em Fortaleza, a movimentação de passageiros no terminal cearense desacelerou em agosto. Segundo boletim da Fraport AG, o mês apresentou uma queda de 74,7%, com fluxo de 150 mil passageiros no mês passado - em julho, a queda foi de 84%, com 106,7 mil viajantes.

No acumulado do ano, 1,9 milhão de pessoas passaram pelo terminal, uma retração de 57,7% em comparação a igual período do ano passado, consequência direta das medidas de isolamento para refrear a disseminação da covid-19.

O volume de cargas que cicularam no terminal também teve redução durante o mês de agosto. A queda foi de 22,2%, em comparação ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, a retração foi de: 30,3%.

Com a oferta de voos sendo aos poucos retomada, a movimentação de aeronaves em Fortaleza reduziu 67,9%, com 3.850 pousos e decolagens em agosto. Na comparação do acumulado deste ano em comparação ao ano passado, a queda foi de 47,2%, com 20.657 aeronaves.

América do Sul

A movimentação de passageiros de Fortaleza foi a maior entre os terminais da Fraport na América do Sul, que inclui, além da capital cearense, Porto Alegre e Lima (Peru). As duas cidades tiveram encolhimento na movimentação de passageiros de 79,1% e 95,4%, respectivamente. Quanto às cargas, os números foram 46,1% e 37% menores do que o registrado em agosto de 2019.