Uma pesquisa dos indicadores aeroportuários mostra que a percepção dos passageiros quanto ao Aeroporto Pinto Martins é a segunda pior do Nordeste entre as cidades-sede da Copa do Mundo 2014. O aeroporto foi avaliado com uma nota média de 3,88, ficando atrás apenas do Aeroporto de Salvador com média de 3,79. Os aeroportos de Natal (4,06) e Recife (3,97) também foram avaliados. A nota máxima do estudo é 5.
Já entre os 15 aeroportos que serão utilizados na Copa do Mundo, o Pinto Martins foi o 8º melhor avaliado. A satisfação geral com o aeroporto recebeu uma nota média 4,19.
Os passageiros também avaliaram os indicadores qualitativos do Aeroporto de Fortaleza. O transporte público recebeu nota média de 2,79, a instalação do estacionamento 3,70, o tempo de fila no check-in do guichê 3,67, o atendimento/cordialidade funcionários da aduana 4,32, o tempo de fila aduana 3,95, o tempo de fila imigração 3,84 e a facilidade nas conexões 3,21.
No quesito sensação de protegido e seguro o Aeroporto de Fortaleza recebeu a pior avaliação com 3,61. A pesquisa também apontou que Fortaleza melhor resultado da internet/wifi - 3,74.
Viracopos é avaliado como o melhor do País
O Aeroporto Internacional de Viracopos foi considerado o melhor aeroporto do País, de acordo com pesquisa com passageiros realizada pela SAC - Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República, no quarto trimestre de 2013, nos 15 aeroportos que serão utilizados na Copa do Mundo.
A pesquisa dos indicadores aeroportuários de percepção dos passageiros nos aeroportos é coordenada por equipe técnica da SAC/PR, com o apoio do Comitê de Desempenho Operacional da CONAERO e da Praxian Consultoria Ltda., empresa contratada pela SAC da Presidência da República mediante licitação pública, para a coleta de dados conforme o seu envolvimento nos referidos eventos e a sua área de influência, ou seja, todos os aeroportos internacionais das cidades-sede da Copa do Mundo, bem como aqueles que, mesmo em municípios distintos dos das cidades-sede, vinculam-se diretamente a estas cidades.
Os aeroportos foram dívididos em 3 categorias em até 5 milhões de passageiros/ano; de 5 a 15 milhões de passageiros/ano e mais de 15 milhões de passageiros/ano.
Detalhes da pesquisa em Fortaleza
A ditribuição de tipo de voo na Capital foi de 73% domésticos e 27% internacionais. 64% utilizaram transporte público, seguido por 26% de privados e 10% de conexão. A maioria dos entrevistados em Fortaleza respondeu que usou o táxi (76%) como o meio de transporte público para chegar ao Aeroporto. seguido por veículo alugado (13%), ônibus (6%), van (3%), mototáxi (1%) e outro (1%). Nenhum dos entrevistados utilizou transporte alternativo.
55% dos entrevistados afirmaram que viajaram a lazer, 43% a negócios e 2% por outros motivos. Já quanto a frequência de viagem em 12 meses, de nenhuma a 2 (69%), de três a cinco (10%) e mais de 5 por ano (21%).