Novo coronavírus foi produzido por cientistas chineses e escapou por 'acidente', diz ex-chefe do MI6

Ex-chefe da inteligência do serviço secreto britânico disse que teve acesso a um novo relatório científico "importante" sugerindo que o vírus não surgiu naturalmente, mas que foi produzido por cientistas chineses

Legenda: Pandemia do novo coronavírus "começou com acidente" em laboratório da China, afirma ex-chefe do M16
Foto: Reprodução

O ex-chefe de inteligência do M16, o serviço secreto de inteligência britânico, Sir Richard Dearlove, afirmou que a pandemia do novo coronavírus começou "como um acidente" que fez o vírus escapar de um laboratório da China. A declaração foi feita a um podcast do jornal The Telegraph.

Dearlove afirmou que teve acesso a um novo relatório científico "importante" sugerindo que o vírus não surgiu naturalmente, mas que foi produzido por cientistas chineses.

Segundo o ex-chefe da inteligência, a descoberta aumenta a suspeita de a China tenha responsabilidade pelas mortes e pelo impacto econômico que o virus causou ao mundo.

Entretanto, de acordo com o jonal The Telegraph, cientistas internacionais chegaram a um consenso quase unânime de que o vírus surgiu em animais, provavelmente morcegos ou pangolins, antes de saltar para a população humana.

Na entrevista ao podcast, Sir Richard Dearlove disse que o artigo científico citado por ele publicado esta semana por uma equipe de pesquisa norueguesa-britânica. De acorod com o estudo, segundo ele, foram descobertas pistas na sequência genética do Sars-Cov-2 sugerindo que os principais elementos foram "inseridos" e podem não ter evoluído naturalmente.


Categorias Relacionadas