Vestibular da Uece traz fala de Secretário da Pesca em questão sobre manchas de óleo no Nordeste

"Peixe é um bicho inteligente: quando ele vê uma manta de óleo, ele foge, tem medo", disse Jorge Seif Júnior. Questão do vestibular trouxe alternativa com frase semelhante.

As manchas de óleo nas praias do Nordeste foi o tema de uma das questões do vestibular da Universidade Estadual do Ceará (Uece), aplicado neste domingo (15). A pergunta questionava o candidato sobre os possíveis danos que o petróleo cru poderia causar às cadeias e teias alimentares e trouxe item em referência a fala do Secretaria da Pesca e Aquicultura, Jorge Seif Júnior, como um dos itens.

As manchas de óleo começaram a surgir no litoral em agosto de 2019. O petróleo cru atingiu mais de 21 praias do Ceará, entre elas pontos turísticos como Canoa Quebrada, Icapuí e Morro Branco.

O enunciado da questão 17 da prova de biologia diz: "O desastre ambiental causado pelo recente derramamento de petróleo nas praias do Nordeste brasileiro preocupa, pois, de acordo com cientistas, os danos causados vão durar décadas. Considerando os prováveis danos causados por esse derramamento de petróleo e utilizando seus conhecimentos de cadeias e teias alimentares, atente para o que se diz a seguir e assinale a proposição verdadeira."

O item B tem como resposta: "O peixe é inteligente e desvia-se do petróleo: por isso, o consumo de peixes provenientes dos locais contaminados não oferece risco de contaminação para o homem". A sentença é similar à afirmação feita pelo secretário em uma live com Jair Bolsonaro, em outubro de 2019: "Peixe é um bicho inteligente: quando ele vê uma manta de óleo, ele foge, tem medo. Então você pode consumir seu peixinho sem problema nenhum, lagosta, camarão, tudo. É perfeitamente seguro", disse Jorge Seif Júnior. 

O exame para ingresso na instituição de ensino é dividido em duas fases, com provas de conhecimento geral, específico e uma redação. A primeira etapa aconteceu no dia 15 de novembro. 

Em nota, a Uece respondeu que as questões dos vestibulares e concursos realizados pela CEV/Uece são elaboradas por professores especialistas em cada área de conhecimento.

"Cada questão é inédita e elaborada para cada concurso específico. A Comissão Executiva do Vestibular recebe as questões dos professores e analisa se estão técnica e cientificamente corretas e se podem ser utilizadas no concurso. Quando a questão apresenta problemas em sua elaboração, a CEV solicita ao professor elaborador sua reformulação ou substituição por outra questão", completa a nota.