Sem lista de agendamentos e só com D2, vacinação em Fortaleza nesta quinta será no Centro de Eventos

A Capital não está aplicando primeiras doses (D1) de vacinas contra a Covid-19

A vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira (29) em Fortaleza acontece somente no Centro de Eventos, segundo a Prefeitura. O atendimento continua sendo apenas para aplicação da segunda dose (D2), mas não há lista de agendamentos para o dia. 

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), serão atendidas as pessoas que perderam a convocação da D2 ou que chegaram na data limite para aplicação das vacinas AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer, conforme informado no cartão de vacinação.

A Prefeitura esclarece que todo o lote destinado à primeira dose da vacina foi utilizado no Município, não havendo previsão de novos agendamentos para quem precisa receber a D1. 

Até a chegada de novos lotes ao Município, também não serão atendidos os casos em que é possível receber a primeira dose sem agendamento prévio. 

Novos agendamentos

O coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial da SMS, Erlemus Soares, recomenda à população que monitore as redes sociais da Prefeitura, assim como os portais Coronavírus Fortaleza e Vacine Já, para conferir a divulgação de novos agendamentos.

Ainda segundo a SMS, o ponto de vacinação da Arena Castelão foi encerrado na última terça-feira (27). Um novo ponto será inaugurado no Shopping Iguatemi, que contará com uma sala de acolhimento. Isso, porém, só acontecerá quando houver a retomada dos agendamentos para D1. 

Chegada de vacinas

O último lote previsto para desembarcar no Ceará nesta semana chegou na manhã desta quarta-feira. Foram 93,6 mil doses da vacina da Pfizer.

"De acordo com o Ministério da Saúde, as doses da CoronaVac e Pfizer serão utilizadas para D1 e D2, enquanto a AstraZeneca deverá ser usada para aplicação da D2. Seguimos firmes na luta para vacinar todos os cearenses o mais rápido possível", destacou o governador Camilo Santana nas redes sociais.

Balanço

Balanço da vacinação na Capital desta quarta-feira (28) aponta 1.424.795 pessoas imunizadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Destas, 490.775 também receberam a segunda dose. A Capital tem, ainda, 26.546 vacinados com dose única do imunobiológico da Janssen. 

PASSO A PASSO PARA CADASTRO NO SAÚDE DIGITAL

1) Acesse o site Saúde Digital

2) Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro"

3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados

4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada, se tem alguma comorbidade e profissão. A Prefeitura realiza agendamento seguindo a sequência definida na Comissão Intergestores Bipartite N°40 (CIB/CE), e conforme as prioridades definidas pelo Ministério da Saúde (MS) para esta etapa da vacinação.

5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro

6) Finalize o cadastro e aguarde seu agendamento.

m mi Fortaleza, é possível acompanhar a lista de agendados no site. Os nomes são divulgados diariamente. Os beneficiários também recebem a orientações sobre data, horário e local, por e-mail e WhatsApp, próximo ao dia do atendimento.

E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO NÃO CHEGOU

Nesse caso cheque todas as caixas do seu e-mail como "spam" e "lixeira". Caso não encontre a mensagem, a Sesa disponibiliza o telefone gratuito 0800 275 1475 para questionamentos sobre o Cadastro Estadual de Vacinação. 

No site da Sesa e do Governo do Ceará está disponível também o assistente virtual "Plantão Coronavírus". 

Caso a dúvida seja relacionada à imunização em Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem o número 156.

COMO ACESSAR O CADASTRO DE VACINAÇÃO?

Quem deseja acessar o seu cadastro deve entrar na plataforma Saúde Digital e clicar em "Já tenho cadastro". O acesso é feito com o CPF e a senha criada no ato do cadastramento. 

ALTERAÇÕES NO CADASTRO

Para quem vai se vacinar, é permito mudar somente o número de telefone fornecido após a conclusão do cadastro.

Já para as gestões municipais, é possível criar e alterar perfil para vacinadores e a liberação de agendadas por comorbidade.