Obras do corredor BR-116 / Aguanambi serão realizadas com uso de empréstimo

A contratação de US$ 58 milhões para a implantação foi autorizada nesta quarta (17) com garantia da União

Prevista para começar a ser executada a partir do primeiro semestre de 2015, a implantação do corredor BR-116 / Aguanambi terá o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) através da contratação do empréstimo de US$ 58 milhões autorizados nesta quarta-feira (17), no Senado Federal, com prefeitura assegurando.

Elaborado pelo Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), o projeto tem extensão de 15,2Km e prevê a construção de um túnel, ligando a Av. Domingos Olímpio à Av. Antônio Sales, eliminando os semáforos existentes e permitindo o livre acesso às duas avenidas.

O programa é baseado nos conceitos de coletividade, mobilidade urbana sustentável e acessibilidade universal e também visa a reurbanização das vias, além da implantação de passarelas, reforma e ampliação do Terminal de Messejana.

Ao todo, cinco projetos estão sob a responsabilidade do Transfor, da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) Além do corredor da BR-116 / Aguanambi, o corredor expresso da Avenida Perimetral, o primeiro Anel Expresso, o binário da Leste-Oeste e a implantação de 6,6Km de corredor preferencial para transporte público próximo ao terminal do Conjunto Ceará começam no início de 2015. 

Segundo a Prefeitura, o empréstimo visa garantir a redução do tempo de viagem dos coletivos, principalmente na Av. Aguanambi, por onde trafegam hoje 58 mil veículos por dia, além de 34 linhas de ônibus.