No Ceará, 439 estabelecimentos são fechados no fim de semana de Carnaval por descumprirem decreto

Os negócios não cumpriam as determinações que buscam coibir aglomerações no Estado

No Ceará, 439 estabelecimentos tiveram de fechar as portas temporariamente por descumprir o decreto de enfrentamento à Covid-19, no fim de semana que seria de Carnaval, entre 12 e 14 de fevereiro. Outros 12 foram autuados e dois interditados. As fiscalizações continuam até o próximo dia 17. 

Ao todo, 1.387 locais foram visitados pelas equipes da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), através da Vigilância Sanitária, e da Polícia Militar. Somente em Fortaleza, houve 13 autuações, 13 notificações, 19 interdições e a apreensão de cinco “paredões” de som. 

Na Capital, o controle foi feito pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), com o apoio da Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMFor), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e da Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA).

Trânsito 

No período, também houve reforço de barreiras sanitárias nas entradas dos municípios e praias cearenses para evitar aglomerações. Dos 1.577 condutores de veículos abordados, 415 cometeram infrações. Destes, 17 motoristas foram flagrados em faixas de areia e orla marítima, 27 não eram habilitados e 71 motociclistas não utilizavam o capacete. O balanço é do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).  

As operações ocorrem em 16 pontos de saídas de Fortaleza, 60 no Interior e mais 106 em praias da Região Metropolitana, Litoral Leste e Litoral Oeste do Ceará, segundo o Governo.

O efetivo conta com um total de 230 agentes do Detran-CE, além de 60 viaturas, 15 reboques e 50 etilômetros (aparelho que determina a concentração de bebida alcoólica, analisando o ar exalado dos pulmões de uma pessoa).

Os trabalhos ocorrem com o apoio do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) e estão presentes em pontos da Capital, Região Metropolitana e Interior.