Com o avanço de casos do coronavírus (Covid-19) no Ceará, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Prefeitura de Fortaleza, nesta segunda-feira (16), para que adote medidas preventivas, principalmente nos transportes públicos. As medidas devem envolver ônibus, táxis, transportes por aplicativos e os profissionais que atuam na área , além de terminais de passageiros e durar enquanto permanecer o Estado de Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional.
As recomendações devem seguir as orientações do Ministério da Saúde, quanto ao combate do Covid-19. Para os ônibus, o MPF, indica que é que passem a circular com as janelas sempre abertas, evitando o ambiente fechado com ar condicionado. O reforço na higienização e limpeza dos ônibus, também fazem parte das orientações, principalmente nos locais onde há contato com as mãos dos usuários “logo após o seu recolhimento às garagens, antes de iniciar novas viagens e periodicamente ao longo do dia”, de acordo com o documento do MPF.
Já nos terminais, recomenda-se que os banheiros devem ser limpos com maior frequência, tendo itens de higiene, como sabonete e papel toalha, repostos regularmente.
Profissionais
Segundo o documento expedido pelos procuradores da República Nilce Cunha e Alessander Sales, a Prefeitura de Fortaleza deve orientar profissionais da área de transporte público, como motoristas, cobradores e demais funcionários, para que reforcem os cuidados perante a doença.
Quanto aos motoristas de aplicativos e taxi, a recomendação é enfatizar a necessidade de higienização das mãos com frequência, fazer uso constante de álcool em gel e higienizar o interior dos carros, periodicamente. Também recomenda-se circular com as janelas abertas.
Integrante do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Fortaleza ainda não se manifestou.
Recomendações
- Quando tossir ou espirrar, não cubra com a mão. Use a parte interna do braço;
- Utilize lenços descartáveis e jogue-os no lixo após o uso;
- Lave as mãos frequentemente e de maneira completa, com água e sabão;
- Utilize álcool em gel na impossibilidade de lavar as mãos sempre que tiver contato com superfícies de uso comum;
- Evite tocar com as mãos os olhos, nariz e boca;
- Evite aglomerações ou locais pouco arejados;
- Evite contatos próximos desnecessários, como o tradicional aperto de mãos;
- Não compartilhe objetos de uso pessoal;
- Substitua reuniões por conferências eletrônicas sempre que possível;
- Mantenha seu ambiente de trabalho limpo e desinfete itens de uso compartilhado.