Os entregadores que prestam serviço em Fortaleza poderão contar com pontos de apoio na cidade. O projeto-piloto "Ponto do Entregador" oferecerá locais para descanso desses profissionais, ampliação da calçada, além de wi-fi gratuito. A iniciativa foi anunciada pelo prefeito Sarto Nogueira nesta segunda-feira (12).
Os dois primeiros pontos serão instalados no Polo Gastronômico da Varjota, área nobre da Capital. Mas, segundo o gestor municipal, devem ser ampliados para outras áreas da cidade. As obras foram iniciadas nesta segunda-feira, mas a data de conclusão não foi divulgada.
"Nós vamos fazer também nos outros polos gastronômicos: no Lago Jacarey, na Messejana, na Barra do Ceará, na Bezerra de Menezes. Enfim, onde houver atividade econômica, nós vamos instalar um equipamento como esse"
Além do acesso à internet gratuita e local para repouso, o Ponto do Entregador também deverá ser monitorado por câmeras, o que, segundo o prefeito, deve inibir ações criminosas, como furto e roubo, nessas locais.
Em agosto, em uma segunda etapa do projeto, a ideia da Prefeitura Municipal é ofertar banheiros nesses pontos, para que os usuários possam tomar banho e, com isso, aumentar a "qualidade de vida" desses profissionais, detalhou Sarto.
Além do apoio estrutural, Fortaleza ainda deve auxiliar na condução segura desses entregadores. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) ofertará um curso de direção defensiva aos profissionais, para "ajudar o motociclista a sair de situações de emergência".