Fortaleza realiza repescagem da vacinação contra a Covid-19 neste sábado (21) e seguirá com as aplicações neste domingo (22). A D1 será aplicada em pessoas de 37, 38 e 39 anos que perderam o dia inicialmente marcado. Apenas agendados estão sendo atendidos.
Segundo o prefeito Sarto Nogueira (PDT), foram reagendadas 24.938 pessoas nascidas entre 6 de março de 1982 e 16 de julho de 1984 que perderam a data da D1. Neste domingo (22), foram agendadas 3 mil pessoas para segunda dose (D2).
>> Veja lista de agendados para repescagem de D1 neste sábado (21)
>> Veja lista de agendados para D2 no domingo (22)
Além da relação divulgada diariamente, os interessados também podem conferir o reagendamento através do site Coronavírus Fortaleza, do Saúde Digital e do aplicativo da prefeitura Mais Saúde Fortaleza (disponível para Android e IOS).
Os dois dias de vacinação terão programação musical e artística promovida pela Prefeitura.
Sábado
9h – Jonnas Cardozo (Posto de Saúde Parque São José)
9h – Alex Nunes (Posto de Saúde Dr. Francisco Monteiro)
10h – Jessik (Posto de Saúde Maria Aparecida Lima de Almeida)
13h – Alexandre Campos (Posto de Saúde Aída Santos e Silva)
14h – Jessivan Cardoso (Posto de Saúde Meton de Alencar)
14h – Gizelle Queiróz (UAPS Dr. Marcos Aurélio Lima Verde)
Domingo
9h – Alex Lobão (Salão do Centro de Eventos)
11h – Ju Ribeiro (Salão do Centro de Eventos)
13h – Jeff Renato (Salão do Centro de Eventos)
15h – Nayra Costa (Salão do Centro de Eventos)
Mais vacinas
Um novo lote trazendo 125,1 mil doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer chegou, na tarde desta sexta-feira (20), ao Aeroporto de Fortaleza. Mais cedo, o Estado recebeu outras 193,1 mil doses da vacina CoronaVac. Elas serão usadas para aplicação de doses 1 e 2 em todos os municípios cearenses.
Com isso, o Ceará recebeu um total de 8.836.258 doses de vacinas, somando 69 lotes.
Fim da espera
A ansiedade tomou conta dos faltosos que perderam a primeira dose por motivos como a distância do local do agendamento. Esse foi o caso da vendedora Taisa Helena, de 38 anos. Ela conta que recebeu a mensagem de agendamento na noite anterior a imunização.
"Quando recebi a mensagem era um dia antes, não me preparei e quando vi o local de agendamento era longe demais da minha casa. Fiquei muito muito ansiosa e pedindo a Deus para vacinar logo. Cada dia que passa está mais difícil com as variantes vindo, temos que estar todos vacinados", afirmou.
Já o cabelereiro Marcos Barroso, de 38 anos, contou que no dia do tão aguardado agendamento estava contaminado com a covid-19. A orientação é que infectados com o vírus tomem a dose da vacina apenas um mês após o início dos sintomas. Hoje, o cabelereiro estava muito emocionado com o fim da espera.
"Eu estou muito emocionado. Com essa vacina me sinto mais seguro, já perdi parentes e não quero ser o próximo", contou.
O QUE FAZER QUEM PERDEU A PRIMEIRA DOSE
PESSOAS QUE ESTAVAM COM COVID-19 OU DOENTES
Pessoas que foram contaminadas pelo novo coronavírus devem esperar 30 dias após o primeiro dia sintoma para tomar a vacina contra a doença.
Ou aqueles que não puderam comparecer porque apresentaram sintomas da Covid-19 no período, mas depois testaram negativo para a doença. Neste caso, a quarentena é de 15 dias.
Em ambos os casos, após esse período de quarentena, é possível comparecer a qualquer centro de imunização para ser vacinado.
Para isso, é obrigatório levar o comprovante do agendamento e o teste que prove a contaminação ou o quadro gripal.
A SMS frisa que a contagem desta quarentena começa a partir do primeiro dia de sintoma - e não da data do exame.
QUEM TOMOU OUTRA VACINA PRECISA ESPERAR
Pessoas que tomaram outras vacinas, como a da gripe, devem esperar 14 dias antes de tomar o imunizante contra a Covid-19. Cumprida essa quarentena, basta comparecer a um ponto de vacinação, levando o comprovante da vacina tomada e do agendamento.
PESSOAS QUE VIAJARAM A TRABALHO
Pessoas que tiverem de realizar viagem corporativa na data agendada da aplicação da primeira dose também podem comparecer aos locais sem agendamento. É necessário levar, também, a declaração da empresa para comprovar a viagem a trabalho.
QUEM PERDEU A DATA POR OUTROS MOTIVOS
Pessoas em qualquer outra situação que não esteja enquadrada nas citadas acima devem esperar a repescagem. A SMS informa que tem feito ações para os faltosos, mas depende de doses remanescentes para isso ocorrer. Portanto, é fundamental que as pessoas acompanhem a data e compareçam no dia e local agendados.
PESSOAS A PARTIR DE 40 ANOS
A SMS liberou a vacinação contra a Covid-19 sem a necessidade de agendamento prévio para as pessoas a partir de 40 anos que ainda não receberam a primeira dose.
Para receber a primeira dose, é necessário realizar o cadastro no site Saúde Digital (ver o passo a passo abaixo).
Após a confirmação, por e-mail, da efetivação do cadastro, a pessoa pode buscar um dos locais de vacinação para se imunizar.
PASSO A PASSO PARA CADASTRO NO SAÚDE DIGITAL
- Acesse o site Saúde Digital
- Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro"
- Identifique-se preenchendo corretamente seus dados
- Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada, se tem alguma comorbidade e profissão
- Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro
- Finalize o cadastro e aguarde seu agendamento.
- Em Fortaleza, é possível acompanhar a lista de agendados no site. Os nomes são divulgados diariamente. Os beneficiários também recebem a orientações sobre data, horário e local, por e-mail e WhatsApp, próximo ao dia do atendimento.
E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO NÃO CHEGOU
Nesse caso cheque todas as caixas do seu e-mail como "spam" e "lixeira". Caso não encontre a mensagem, a Sesa disponibiliza o telefone gratuito 0800 275 1475 para questionamentos sobre o Cadastro Estadual de Vacinação.
No site da Sesa e do Governo do Ceará está disponível também o assistente virtual "Plantão Coronavírus".
Caso a dúvida seja relacionada à imunização em Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem o número 156.
COMO ACESSAR O CADASTRO DE VACINAÇÃO?
Quem deseja acessar o seu cadastro deve entrar na plataforma Saúde Digital e clicar em "Já tenho cadastro". O acesso é feito com o CPF e a senha criada no ato do cadastramento.
ALTERAÇÕES NO CADASTRO
Para quem vai se vacinar, é permitido mudar somente o número de telefone fornecido após a conclusão do cadastro.
Já para as gestões municipais, é possível criar e alterar perfil para vacinadores e a liberação de agendadas por comorbidade.