Enem 2019: provas abordaram app de namoro, lei seca e renda do trabalhador no segundo dia de exame

Assuntos foram distribuídos 90 questões.

No último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, os participantes fizeram as avaliações de Matemática e Ciências da Natureza — que pontuam as questões de química, física e biologia. Neste domingo (10), o exame abordou como assuntos aplicativo de namoro, lei seca e também a renda do trabalhador brasileiro. No primeiro domingo (3), quando foram aplicadas as questões de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, as provas abordaram temas como liberdade de expressão, bullying e violência contra a mulher.

Em matématica, a partir de um aplicativo de relacionamento, o participante teria que calcular um bar com possibilidade de dar "match" com três pessoas. Também foi elaborada uma questão sobre  a redução de acidentes com campanhas de Lei Seca, projetando quedas, O exame também destacou  a projeção da renda média do trabalhador para 2020 com dados do IBGE.

Já as avaliações de ciências destacaram a rotação da Terra, o combate de pragas nos alimentos orgânicos, vacina contra retrovírus e também  medicamentos para emagrecer. 

As provas de Ciências da Natureza e Matemática do Enem começaram a ser aplicadas às 13h30 deste domingo. São mais de 1,7 mil municípios e 10.133 locais de provas em todo o país — no primeiro dia, 3,9 milhões dos 5,1 milhões de inscritos participaram. O segundo dia do exame termina às 18h30. Os candidatos respondem 90 questões. Metade sobre ciências da natureza e as outras 45 sobre matemática. Diferentemente do primeiro dia, neste não há redação.