Já são 27 municípios cearenses, oficialmente, na lista de emergência pela seca, decretada pelo Governo do Estado. Essas cidades diretamente atingidas pela escassez das chuvas deverão ficar em alerta até o próximo ano, de acordo com o Diário Oficial do Estado (DOE), publicado na quinta-feira (10).
Antes, apenas os municípios de Caridade, Choró, Ibaretama, Jardim, Pentecoste, Potiretama e Quiterianópolis devem ser garantidos até janeiro de 2019. Contudo, mais 20 foram acrescentados.
A inclusão de alguns e a renovação da situação por outros, ajudaram a configurar o atual quadro. Entraram na lista as cidades de Beberibe, Forquilha, Orós, Quixelô, São João do Jaguaribe e Trairi.
Reconhecidas
Outros municípios, cujo reconhecimento de emergência por seca estava previsto até outubro de 2018, tiveram as ações de combate à seca renovadas por 180 dias. Até o fim deste ano, outros 34 municípios continuarão na lista do Governo. Nenhum açude está sangrando, atualmente, permanecendo somente dois reservatórios com volume acima de 90%: o Jenipapo, em Meruoca; e o Germinal, em Palmácia.