O tráfego no cruzamento entre as ruas Dona Leopoldina e Costa Barros, no Bairro Aldeota, será interditado a partir da noite desta sexta-feira (28), para obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. O bloqueio ocorre até as 5h de segunda-feira (31).
Agentes de trânsito vão orientação os motoristas no trecho. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) recomenda três rotas para motoristas que trafegam entre as ruas Costas Barros e Tenente Benevólo e querem acessar a Rua Dona Leopoldina.
- Rota 01 (fluxo proveniente do centro) – trafegar pela Av. Santos Dumont, entrar à esquerda na Av. Dom Manuel e à direita na Rua Pereira Filgueiras.
- Rota 02 (fluxo proveniente da Av. Aguanambi) – trafegar na Av. Dom Manuel e entrar à direita na Rua Pereira Filgueiras.
- Rota 03 – na Av. Santos Dumont, entrar à direita na Rua Dona Leopoldina, à esquerda na Rua Franklin Távora, à esquerda na Rua Nogueira Acioli e à esquerda na Rua Tenente Benévolo.
Para o motorista que trafega pela Rua Costa Barros, em direção ao Centro, a recomendação da AMC é entrar à direita na Rua Nogueira Acioli, à esquerda na Rua Tenente Benévolo, à esquerda na Av. Dom Manuel e à direita na Rua Costa Barros.
Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), onze linhas de ônibus terão o itinerário alterado durante o bloqueio:
- 031 – Av. Borges de Melo I
- 032 – Av. Borges de Melo II
- 034 – Av. Paranjana I (Corujão)
- 035 – Av. Paranjana II (Corujão)
- 038 – Parangaba/ Papicu
- 042 – Antônio Bezerra/ Francisco Sá/ Papicu
- 048 – Parangaba/ Papicu (Corujão)
- 086 – Bezerra de Menezes/ Santos Dumont
- 089 – Expresso/ Parangaba/ Papicu
- 286 – Expresso/ Antônio Bezerra/ Santos Bumont
- 833 – Cidade 2000/ Centro
Obras
As intervenções farão a interligação de um canal de drenagem, necessário para a construção da Estação Colégio Militar, terceira do percurso da Linha Leste.
As obras são da Secretaria da Infraestrutura do Ceará. A liha terá outras três estações subterrâneas e uma estação de superfície. A Leste será integrada com as linhas Sul e Oeste, com o VLT Parangaba-Mucuripe e com o terminal de ônibus.
Segundo a Seinfra, o metrô será capacidade de transportar até 150 mil passageiros por dia. O tempo de viagem entre o Centro e o Papicu será de 15 minutos.