Crianças de 5 a 11 anos do povo Jenipapo-Kanindé, grupo indígena cearense localizado em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, começaram a ser vacinadas contra a Covid-19. Ao todo, 20 deles receberam a primeira dose pediátrica da Pfizer na manhã desta segunda-feira (24).
Os primeiros selecionadas receberam o imunizante no Posto UBS Indígena Jenipapo Kanindé. A vacinação terá continuidade nos próximos dias, a medida que novas doses forem liberadas pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) ao município.
A dona de casa Karla Naiara Alves, 29, resume bem o sentimento de ver a filha, Kayla Alves Pereira, 7, finalmente recebendo a primeira etapa da imunização contra o coronavírus.
"A mesma ansiedade que eu estava sentido ela também estava. Vacinas salvam vidas, e graças a Deus a dela chegou", disse a indígena, já imunizada com 3 doses.
Ela conta que o temor pelos pequenos sempre foi grande, por isso as famílias os deixavam em isolamento o máximo possível. E apesar de a comunidade ter registrado casos da doença, segundo conta, nenhuma das crianças foi infectada.
"A comunidade é pequena, então a nossa preocupação era grande que esse vírus viesse e dizimasse a gente, mas graças a Deus os casos foram poucos, só entre os adultos, e ninguém morreu", disse ela.