Comunicado: Responsabilidade dos pais

Os cartórios estiveram fechados durante o período de isolamento social e agora, como outros estabelecimentos, estão retomando as atividades presenciais. Por isso, é importante pais e mães estarem atentos sobre a necessidade de registro de recém-nascidos.

De acordo com dados do Comitê Gestor Municipal de Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica, ligado à Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), nascem, em média, 2,7 mil crianças por mês em Fortaleza. Dessa forma, quase 12 mil recém-nascidos podem ter sido afetados neste período pela interrupção dos serviços prestados por cartórios que registram nascimentos.

A certidão de nascimento é a base da cidadania de todos e, infelizmente, ainda são muitos aqueles que não possuem o registro mesmo em idades mais avançadas. Por isso, é importante que os responsáveis pelas crianças estejam atentos aos horários de funcionamento dos cartórios.

Parceria

Iniciativa importante! A Defensoria Pública do Estado do Ceará firmou parceria com a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) para a criação do projeto "Mulheres e Territórios Vivos". Nele, a Defensoria irá localizar mães solo ou que tiveram filhos assassinados e estejam em dificuldades financeiras para contribuir com a reinserção delas no mercado de trabalho.

Formação

Pessoas a partir de 16 anos em situação de vulnerabilidade social podem se inscrever para participar de uma série de oficinas sobre direitos sociais, cuidados com a saúde e o novo mundo do trabalho. São 168 vagas ofertadas, que serão divididas em três turmas de 56 pessoas. As inscrições podem ser feitas no site do Centro de Formação e Inclusão Social Nossa Senhora de Fátima (CFIS). O curso é promovido pela Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.PRORROGAÇãO

Atenção, estudantes! A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) prorrogou, até o dia 16 de agosto, o prazo de validade das carteiras estudantis de 2019. O objetivo da ampliação é viabilizar a entrega das novas carteiras nas entidades estudantis ou nas instituições de ensino. Assim, os estudantes não são prejudicados e podem seguir utilizando o transporte público.

Emprego

O Sine Municipal está disponibilizando 357 vagas de trabalho em Fortaleza. Para evitar aglomerações, o atendimento aos trabalhadores e empregadores continua a ser feito de forma remota, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para entrar em contato, estão disponíveis os telefones (85) 3105-3712 ou 3223-5437 e o número de WhatsApp (85) 9.8513-4385. Uma excelente oportunidade para quem está querendo entrar no mercado de trabalho.