Com visitação gratuita, exposição Arte de Rua chega à última semana

A mostra reúne painéis elaborados de forma conjunta. Atenção aos protocolos de segurança foi um dos pilares do projeto.

Com 20 painéis produzidos em oficinas de grafite nos Cuca Jangurussu e Barra do Ceará, a exposição do projeto Arte de Rua - Mudando Vidas chega à sua última semana. Em formato drive-thru, inédito no Ceará, a mostra está localizada no estacionamento da Arena Castelão, de amanhã (21) até domingo (24), com visitação gratuita. Para quem não possui carro, a organização do evento disponibiliza veículos para visitação. É necessário realizar agendamento via formulário digital

Durante a concepção do projeto Arte de Rua, a segurança dos visitantes foi um dos pilares mais reforçados, com dois meses de elaboração de estratégias para garantir que todos os protocolos sejam atendidos. Conforme explica o comandante Sérgio Lepine, do Centro de Resgate e Emergência Pré-Hospitalar, há planejamentos e ações distintas para quem chega a pé ou de carro. 

No caso dos visitantes a pé, é realizada uma triagem com aferição de temperatura e um questionário acerca de sintomas da Covid-19 nos últimos dias. Caso não seja detectada nenhuma alteração, a visita segue para uma área delimitada, onde o inscrito e acompanhantes irão esperar por um veículo conduzido por um membro da equipe do Arte de Rua. Por conta das normas de segurança, os vidros se mantêm abertos durante todo o trajeto. 

Ao final da visita, o veículo e as capas protetoras dos bancos passam por um processo de higienização, realizado por uma equipe especializada. “Essa capa é impermeável, não permite uma bactéria ficar dentro do tecido. Ela é retirada, descontaminada e reposta duas horas após o primeiro processo. Têm capas suficientes, material suficiente e esse zelo na descontaminação”, comenta Sérgio. 

No caso de quem vai em veículo particular, é realizada também a aferição da temperatura e em nenhum momento o condutor e passageiros descem do carro. Nessa modalidade, há a disponibilização de um vídeo que irá guiar o trajeto da exposição, para ser visualizado no smartphone. A saída ao final também é diferenciada em relação aos visitantes que vão a pé. 

Sérgio Lepine também reforça que todas medidas foram tomadas tendo como base os decretos de saúde. “A gente envolveu as portarias da Sesa (Secretaria da Saúde do Estado), como também a portaria municipal e todos os protocolos que envolvem os profissionais da área de saúde.”

Visitação 

Wendel Medeiros, professor de Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), soube da exposição por meio das redes sociais. Por possuir afinidade com a área, o interesse foi imediato. O professor pontua que a proposta do projeto foi, também, um dos atrativos, por ser inusitada, e pela questão da segurança. O incentivo à arte local e a formação de novos talentos auxiliaram na decisão. “A arte está sendo democratizada num outro formato, um formato que começa a adentrar outros espaços da cidade, espaços que a gente poderia achar que era um espaço não-convencional.” 

“O formato em si, o fato de você não descer do carro, poderia ser algo incômodo, mas não, o distanciamento que é dado de um carro pro outro, o tempo, a ambiência, a parte sonora, porque quando você entra, não fica preso no carro, tem um DJ, tem uma sonoridade que dialoga com as obras que estão expostas. É criado todo um ambiente para te convidar a ter essa experiência de fruir obras de arte dentro do teu carro, sem aglomerar, respeitando todos os protocolos em relação a Covid-19”, comenta Wendel. O projeto é realizado pela TV Diário, com patrocínio da Assembleia Legislativa do Ceará. 

Serviço

Exposição “Arte de Rua - Mudando Vidas”
Local:
Estacionamento da Arena Castelão - Av. Alberto Craveiro, 2901
Data: 21 a 24/01
Horário: 13h às 20h45
Entrada gratuita
Inscrições via formulário on-line disponível aqui.