Colégio se destaca com metodologia de ensino durante a pandemia

Com ensino híbrido, escola uniu alunos do ensino à distância e presencial na mesma sala de aula

O setor de educação básica foi um dos mais atingidos pelos impactos da Covid-19. Para conter a disseminação da doença, várias medidas tornaram-se necessárias, dentre elas, a suspensão temporária das atividades presenciais e a adaptação ao ensino remoto. 

Com a evolução positiva dos números da pandemia, gradualmente, o ensino presencial pôde voltar a ser oferecido para diversas séries. Neste momento, um novo desafio surgia. Como oferecer um ensino híbrido às famílias que optam por continuarem com os filhos estudando de casa e às famílias que desejarem voltar às aulas presenciais? 

O Colégio Christus optou por um caminho inovador para as suas aulas híbridas ministradas aos alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, segmento que já teve suas atividades presenciais autorizadas. Alunos de uma mesma turma, independentemente se estão em casa ou na escola, assistem à mesma aula, simultaneamente. Para possibilitar essa metodologia, alguns recursos são necessários: todas as salas são equipadas com Lousas Digitais, com tela sensível ao toque. Além disso, foram instaladas câmeras HD e microfones. 

Vantagens 

A estratégia de mesclar virtual e presencial na mesma experiência de aula trouxe uma série de vantagens. Os alunos que estão participando das aulas de casa, por exemplo, podem interagir com o professor e com os demais alunos que estão presencialmente na escola, fazendo e respondendo a perguntas. 

Outra vantagem é a utilização das lousas digitais em todas as salas. As anotações feitas pelo professor na lousa são, em tempo real e em alta qualidade de imagem, exibidas para os alunos que assistem às aulas de casa. 

Todos os colegas de uma mesma turma podem continuar assistindo às aulas juntos, simultaneamente. Alguns em casa e outros na escola presencialmente. Assim, os vínculos formados na sala permanecem e as interações com os professores e com os próprios colegas, portanto, continuam a acontecer. 

De acordo com Luisa Bayma, aluna do 6º ano do Ensino Fundamental, a opção por assistir as aulas de casa funciona muito bem. “De casa, eu assisto a aula com a minha turma, tiro as dúvidas ao vivo com os meus professores e me sinto como se estivesse em sala de aula. O contato diário com os meus colegas me deixa muito feliz”, diz a estudante. 

Escolha certa 

Segundo o feedback dos pais, a decisão do colégio em manter os colegas de turmas juntos foi muito benéfica para a saúde mental e desempenho acadêmico dos estudantes. “Recebemos um excelente retorno das famílias. Apesar de desafiador, o ensino híbrido com aulas conjuntas para toda a turma foi rapidamente absorvido por professores e alunos. Já no primeiro dia em que tivemos alunos presencialmente e remotamente assistindo às aulas simultaneamente, tivemos certeza que fizemos a escolha certa”, constata Raquel Eisele, diretora pedagógica do Colégio Christus. 

Todo o cuidado tomado pelo Colégio para garantir uma metodologia eficiente de ensino durante este período também está presente nas medidas de biossegurança adotadas para as atividades que ocorrem presencialmente. Um rigoroso protocolo sanitário, com limpeza constante dos ambientes e normas de distanciamento social, é seguido por colaboradores e alunos que frequentam a escola. 

Os pais ou familiares que desejarem conhecer mais de perto o ensino híbrido adotado pela Escola e o protocolo de biossegurança podem agendar uma visita a uma das unidades do Colégio Christus pelo link https://agendamento.christus.com.br/

Contato: 
Horário de atendimento: 8h às 19h30min
Maiores informações: (85) 3277.1515
agendamento.christus.com.br

Neste momento, o Colégio está com as suas Matrículas 2021 abertas para novos alunos. Mais informações pelo telefone 3277.1515