O primeiro Hospital Universitário do Ceará, anunciado ainda em agosto de 2019, teve ordem de serviço assinada no valor de R$ 274 milhões na manhã desta quarta-feira (27) pelo governador Camilo Santana. Em coletiva de imprensa, o chefe do executivo estadual anunciou o início das obras da unidade que será construída no Campus do Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
O hospital terá mais de 650 leitos de internação, com 7 pavimentos, e será composto por um edifício principal de três torres (clínica, cirúrgica e materno-infantil). A unidade vai abrigar também o Hospital César Cals e atenderá mais de 30 especialidades médicas.
Camilo Santana destacou o esforço dos investimentos na saúde e disse que a obra é uma das mais importantes do Estado. Participando da cerimônia, o secretário da Saúde do Ceará (Sesa), Dr. Cabeto, reforçou também a importância do equipamento para a Uece que vai impulsionar ainda a pesquisa e ensino da instituição.
A construção do hospital foi anunciada em 2019 e integra um pacote de R$ 600 milhões que serão investidos até 2023 para modernizar a saúde pública do Estado.
O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, a vice-governadora, Izolda Cela, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, e o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares também participaram da solenidade.